quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Catequese diária #806

13 de fevereiro de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mc 7,14-23)

Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.

17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros.

20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.

Santo do dia: São Martiniano de Cesareia.

Beata Cristina Camozzi.


Di Massimo Telò - Opera propria, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=18482825

Beato Jordão da Saxônia.



Beata Eustóquia Bellini.

"As atitudes exteriores são a consequência do que decidimos no coração, mas não o contrário: com as atitudes exteriores, se o coração não muda, não somos verdadeiros cristãos. A fronteira entre o bem e o mal não passa fora de nós, mas sim, dentro de nós. Podemos nos perguntar: Onde está meu coração? Jesus diz: 'O teu tesouro é onde está o seu coração'. Qual é o meu tesouro? É Jesus, a sua doutrina?"
(Papa Francisco)

https://pt.zenit.org/articles/papa-no-angelus-a-observancia-literal-dos-preceitos-e-algo-esteril-se-nao-muda-o-coracao/

"A injustiça, fruto do mal, não tem raízes exclusivamente externas; tem origem no coração do homem, onde se encontram os germes de uma misteriosa conivência com o mal. Reconhece-o com amargura o Salmista: ”Eis que eu nasci na culpa, e a minha mãe concebeu-me no pecado” (Sl. 50,7). Sim, o homem torna-se frágil por um impulso profundo, que o mortifica na capacidade de entrar em comunhão com o outro."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/messages/lent/documents/hf_ben-xvi_mes_20091030_lent-2010.html

"A pureza limpidíssima de toda a vida de João torna-o forte diante da Cruz. - Os outros Apóstolos fogem do Gólgota; ele, com a Mãe de Cristo, fica.
- Não esqueças que a pureza fortalece, viriliza o caráter."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-capitulo-4.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário