quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Catequese diária #814

21 de fevereiro de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mc 8,27-33)

Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”

28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. 30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente.

Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.

Santo do dia: São Pedro Damião.




São Germano e São Randoaldo.

Beata Maria Henriqueta (Ana Catarina Dominici).




“A santidade é a primeira necessidade da Igreja e do mundo nesta hora crucial”, assegura Arcebispo espanhol

https://www.gaudiumpress.org/content/101227--ldquo-a-santidade-e-a-primeira-necessidade-da-igreja-e-do-mundo-nesta-hora-crucial-rdquo---assegura-arcebispo-espanhol?fbclid=IwAR307IqclqK2eGByd4KcDEUE9WoGC0qcBbx0TnDcEK_JeK9AsqCn9Prfgno



Peçamos ao Espírito Santo para nos fortalecer nestes dias e nos ajudar a transformar este mal em uma oportunidade de consciência e de purificação.


Senhor, tu conheces a resistência que temos em colocar dentro de nosso coração as dores dos outros. Abre os nossos corações e os modele a tua imagem.

"Não ama Cristo quem não ama a cruz de Cristo."
(São Pedro Damião)

"Cada um é chamado a responder, no próprio coração, deixando-se iluminar pela luz que o Pai nos dá a fim de conhecer o seu Filho Jesus. E pode acontecer também que nós, assim como Pedro, afirmemos com entusiasmo: 'Tu és o Cristo'. Contudo, quando Jesus nos comunica claramente o que disse aos discípulos, ou seja, que a sua missão se cumpre não no amplo caminho do sucesso, mas na senda árdua do Servo sofredor, humilhado, rejeitado e crucificado, então pode acontecer também a nós como a Pedro, protestar e rebelar-nos porque isto contrasta com as nossas expectativas, com as expectativas mundanas. Nestes momentos, também nós merecemos a repreensão saudável de Jesus: 'Afasta-te de mim, Satanás, porque teus sentimentos não são os de Deus, mas os dos homens' (v. 33)."
(Papa Francisco)

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2018/documents/papa-francesco_angelus_20180916.html

"A fé, porém, não é fruto do esforço do homem, da sua razão, mas é um dom de Deus: 'És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que está no Céu'. Tem a sua origem na iniciativa de Deus, que nos desvenda a sua intimidade e nos convida a participar da sua própria vida divina. A fé não se limita a proporcionar alguma informação sobre a identidade de Cristo, mas supõe uma relação pessoal com Ele, a adesão de toda a pessoa, com a sua inteligência, vontade e sentimentos, à manifestação que Deus faz de Si mesmo. Deste modo, a pergunta de Jesus: 'E vós, quem dizeis que Eu sou?', no fundo está impelindo os discípulos a tomarem uma decisão pessoal em relação a Ele. Fé e seguimento de Cristo estão intimamente relacionados."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2011/documents/hf_ben-xvi_hom_20110821_xxvi-gmg-madrid.html

"Quanto gosto de recordá-lo: Jesus Cristo, o mesmo que foi ontem para os Apóstolos e para as multidões que o procuravam, vive hoje para nós e viverá pelos séculos. Somos nós, os homens, quem às vezes não consegue descobrir o seu rosto, perenemente atual, porque olhamos com olhos cansados ou turvos."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/amigos_de_deus-ponto-127.htm

"Pois não foi apenas um homem que morreu por nós, foi o Filho de Deus, foi Deus feito homem. Assim, se no tempo de Moisés, o cordeiro pascal expulsou para longe o exterminador (Ex 12,23), com muito mais vigor 'o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo' (Jo 1,29) nos libertará das nossas faltas."
(São Cirilo de Jerusalém)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário