domingo, 17 de fevereiro de 2019

Catequese diária #810

17 de fevereiro de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 6,17.20-26)

Naquele tempo, 17Jesus desceu da montanha com os discípulos e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia.

20E, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus!

21Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados!

Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque havereis de rir!

22Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem! 23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas.

24Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas”.

Santo do dia: Sete santos fundadores dos Servitas.


(Autor: Rosselli Matteo)

Santo Evermodo.


São Pedro Yu Chong-nyul.

Beato Lucas Belludi.


Por Cicero Moraes - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=69870795

O cristão promove a paz, a começar pela comunidade onde vive.

"Esta justiça e esta bem-aventurança realizam-se no 'Reino dos céus' ou 'Reino de Deus', que terá o seu cumprimento no fim dos tempos mas que já está presente na história. Onde os pobres são confortados e admitidos no banquete da vida, ali manifesta-se já agora a justiça de Deus. Esta é a tarefa que os discípulos do Senhor são chamados a desempenhar também na sociedade atual."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2010/documents/hf_ben-xvi_ang_20100214.html

"Jesus nos abre os olhos para a realidade. Somos chamados para a felicidade, para sermos bem-aventurados, e nos tornamos desde o momento em que nos colocamos do lado de Deus, do seu Reino, da parte daquilo que não é efêmero, mas dura pela vida eterna."
(Papa Francisco)

https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-exorta-a-derrubar-os-idolos-mundanos-e-abrir-o-coracao-a-deus-82628

"Ante as acusações que consideramos injustas, examinemos a nossa conduta, diante de Deus, 'cum gaudio et pace' - com alegre serenidade -, e retifiquemos o nosso proceder, mesmo que se trate de coisas sem mal nenhum, se a caridade assim no-lo aconselha.
- Lutemos por ser santos, cada dia mais; e depois, 'que falem', sempre que a esses falatórios se possa aplicar aquela bem-aventurança: 'Beati estis cum... dixerint omne malum adversus vos mentientes propter me' - bem-aventurados sereis quando vos caluniarem por minha causa."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/as-bem-aventurancas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário