quarta-feira, 6 de março de 2019

Catequese diária #827

6 de março de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

Santo do dia: Santa Rosa de Viterbo.




Santa Coleta de Boylet.



By RickMorais - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=57825475

Santo Olegário.



Por Icon, GPL, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7518337

Intenção de oração do Papa:
Rezemos para que as comunidades cristãs, em particular as que são perseguidas, sintam a proximidade de Cristo e vejam seus direitos reconhecidos.

"Em nossa vida, precisamos sempre de conversão; não somos suficientemente orientados a Deus e devemos continuamente dirigir nossa mente e nosso coração a Ele. Para isto, é preciso ter a coragem de rechaçar tudo o que nos conduz fora do caminho, os falsos valores que atraem o nosso egoísmo."
(Papa Francisco)

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-02/angelus-quaresma-conversao.print.html

"O jejum representa uma prática ascética importante, uma arma espiritual para lutar contra qualquer possível apego desordenado a nós mesmos. Privar-nos por vontade própria do prazer do alimento e de outros bens materiais, ajuda ao discípulo de Cristo a controlar os apetites da natureza debilitada pelo pecado original, cujos efeitos negativos afetam a toda a personalidade humana."
(Papa Bento XVI)

https://www.acidigital.com/noticias/o-papa-alenta-a-viver-o-jejum-nesta-quaresma-82611

"Em suma, a generosidade está para o jejum como o corpo está para a alma: quando a alma se retira do corpo, traz-lhe a morte; se a generosidade se afastar do jejum, é a morte deste."
(São Pedro Crisólogo)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Não podemos considerar esta Quaresma como uma época a mais, como uma simples repetição cíclica do tempo litúrgico. Este momento é único; é uma ajuda divina que temos que aproveitar. Jesus passa ao nosso lado e espera de nós - hoje, agora - uma grande mudança."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/dailytext/a-quaresma-tempo-de-conversao/

COMEÇOU A QUARESMA!



Como fazer o jejum e a abstinência na Quarta-feira de Cinzas?

https://www.comshalom.org/normas-basicas-para-o-jejum-da-quaresma/

Que tal escolher um santo para te ajudar na Quaresma?

https://pt.aleteia.org/2019/03/06/por-que-nao-escolher-um-santo-para-te-ajudar-na-quaresma/

Calendário Quaresmal 2019: um propósito para cada dia

https://pt.aleteia.org/2019/03/06/calendario-quaresmal-2019-um-proposito-para-cada-dia/

Hoje não é dia de preceito, porém, se for possível, vá à missa de Cinzas. Comece bem este tempo forte da Quaresma. As cinzas recordam-nos de que somos mortais, de que existe a realidade sobrenatural, de um Deus que é Pai misericordioso e Juiz justo. Ele quer que voltemos para casa, arrependamo-nos e abandonemos os nossos pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário