terça-feira, 19 de março de 2019

Catequese diária #840

19 de março de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 1,16.18-21.24a)

16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.

21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 24aQuando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.

Santo do dia: São José.



Beato João de Parma.

Beata Sibilina Biscossi.

Beato Félix José (José Trilla Lastra).

Beato Marcelo Callo.

Beato Marcos de Montegallo.




Di Claudio Gioseffi - Opera propria, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=28539414

Beato André Gallerani.




São José, esposo da Virgem Maria, cuide sempre de toda a Igreja e a proteja em todo momento.

Leia o testemunho de Santa Teresa de Ávila sobre São José!

https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/testemunho-de-santa-teresa-de-avila/



"Em tudo isto ele demonstrou-se, ao mesmo nível da esposa Maria, herdeiro autêntico da fé de Abraão: fé no Deus que guia os acontecimentos da história segundo o seu misterioso desígnio salvífico. A sua grandeza, ao mesmo nível da de Maria, sobressai ainda mais porque a sua missão se desempenhou na humildade e no escondimento da casa de Nazaré. De resto, o próprio Deus, na Pessoa do seu Filho encarnado, escolheu este caminho e este estilo a humildade e o escondimento na sua existência terrena."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2006/documents/hf_ben-xvi_ang_20060319.html

"José é um homem que carrega sobre seus ombros as promessas de descendência, de herança, de paternidade, de filiação e de estabilidade. E este homem, este sonhador, é capaz de aceitar esta tarefa, esta tarefa difícil e que muito tem a dizer neste período de uma grande sensação de orfandade. E assim este homem toma a promessa de Deus e a leva avante em silêncio com fortaleza, a leva avante para aquilo que Deus quer que seja realizado."
(Papa Francisco)

http://www.scj.org.br/interatividade/noticias/noticias-da-igreja/em-homilia-papa-francisco-pede-a-sao-jose-que-de-a-todos-a-capacidade-de-sonhar-coisas-grandes/arcanjo


"São José é realmente Pai e Senhor: protege e acompanha no seu caminho terreno aqueles que o veneram, como protegeu e acompanhou Jesus enquanto crescia e se tornava homem. Quando se procura ganhar intimidade com ele, descobre-se que o Santo Patriarca é, além disso, Mestre de vida interior, porque nos ensina a conhecer Jesus, a conviver com Ele, a tomar consciência de que fazemos parte da família de Deus. E São José nos dá esses ensinamentos sendo, como foi, um homem comum, um pai de família, um trabalhador que ganhava a vida com o esforço de suas mãos. E este último aspecto reveste-se também de um significado que é para nós motivo de reflexão e de alegria."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/sao-jose-pai-e-senhor/

"São José foi certamente mais corajoso que David e mais sábio que Salomão; e no entanto, vendo-o dedicado ao exercício da carpintaria, quem poderia conceber tal coisa sem estar iluminado pela luz celeste, tão bem escondidos trazia os dons admiráveis com que Deus o tinha agraciado! Mas tinha de ter muita sabedoria, visto que Deus pusera a seu cargo o seu glorioso Filho […], o Príncipe universal do Céu e da Terra!"
(São Francisco de Sales)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário