domingo, 10 de março de 2019

Catequese diária #831

10 de março de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 4,1-13)

Naquele tempo, 1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. 2Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome. 3O diabo disse, então, a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”. 4Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’”.

5O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo 6e lhe disse: “Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isso foi entregue a mim e posso dá-lo a quem eu quiser. 7Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu”.

8Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’”.

9Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, e lhe disse: “Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! 10Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!’ 11E mais ainda: ‘Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”.

12Jesus, porém, respondeu: “A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”. 13Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.

Santo do dia: Santos Caio e Alexandre.

São Macário de Jerusalém.


Por Didier Descouens - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=53012225

São Simplício, papa.


Santa Maria Eugênia de Jesus.


Beato Elias do Socorro.

Peço a todos que se recordem na oração de mim e dos colaboradores da Cúria Romana, que nesta noite iniciaremos a semana de Exercícios Espirituais.

"Na tentação não se dialoga, reza-se: 'Ajuda-me Senhor, sou frágil, não me quero esconder de ti'."
(Papa Francisco)

https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/cotidie/2017/documents/papa-francesco-cotidie_20170210_como-se-responde-tentacao.html

"Qual é o núcleo das três tentações que Jesus sofre? É a proposta de instrumentalizar Deus, de o usar para os próprios interesses, glória e sucesso. E portanto, nomeadamente, de se colocar no lugar de Deus, removendo-o da sua existência e fazendo-o parecer supérfluo. Então, cada um deveria interrogar-se: que lugar tem Deus na minha vida? O Senhor é Ele, ou sou eu?"
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2013/documents/hf_ben-xvi_aud_20130213.html

"Jesus Cristo tentado. A Tradição esclarece a cena considerando que Nosso Senhor quis também sofrer a tentação para nos dar exemplo em tudo. E assim é, porque Cristo foi perfeito Homem, igual a nós, exceto no pecado."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-ponto-61.htm

"Poderia ter lançado o seu tentador no abismo; mas não recorreu ao seu infinito poder, limitando-Se a pôr em primeiro lugar os preceitos da Sagrada Escritura. Deste modo, mostrou-nos como podemos suportar as provas, para que, quando os maus nos fazem sofrer, recorramos à boa doutrina e não à vingança."
(São Gregório Magno)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Beatificados 9 seminaristas espanhóis mártires:

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-03/beatificao-angel-cuartas-cristobal-companheiros-seminario.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário