domingo, 24 de março de 2019

Catequese diária #845

24 de março de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 13,1-9)

1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. 2Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo.

4E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. 6E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’

8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.

Santo do dia: Santa Catarina da Suécia.



Beato Diego José de Cádiz.



Beata Maria Serafina do Sagrado Coração.



Von Darioalibrando - Eigenes Werk, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=58336803

Santo Óscar Romero.



Por Douglas Radamez Barahona, Giovani Ascencio Ardón y Raul Lemus- Grupo Cinteupiltzin CENAR El Salvador - Mural pintado con acrílico y óleos, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1791979

Beata Maria Karlowska.




A aparência exterior, o dinheiro, a carreira, os passatempos: sereias que nos encantam e depois nos deixam à deriva. é tempo de graça para libertar o coração das vaidades.

"Aos adversários e aos blasfemos, eternos inimigos do seu nome, não apenas lhes concede o perdão, se se arrependerem das suas faltas, mas recompensa-os com o Reino dos Céus. Seria possível indicar alguém mais paciente, mais benevolente? A mesma pessoa que derramou o sangue de Cristo é vivificada pelo sangue de Cristo. Tal é a paciência de Cristo, e se não fosse tão grande, a Igreja não teria o Apóstolo Paulo."
(São Cipriano)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"O povo interpreta estes acontecimentos como uma punição divina pelos pecados daquelas vítimas e, considerando-se justo, pensa que não está sujeito a estes desastres, acreditando que nada tem para converter na própria vida. Mas Jesus denuncia esta atitude como uma ilusão: 'Julgais que estes Galileus eram maiores pecadores que todos os outros galileus, por terem assim sofrido? Não, digo-vos Eu; mas se não vos arrependerdes, perecereis todos igualmente' (vv. 2-3). E convida a refletir sobre aqueles fatos, para um maior compromisso no caminho de conversão, porque é precisamente o fechamento ao Senhor, o não percorrer o caminho da conversão de si mesmo, que leva à morte, à morte da alma."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100307_parrocchia.html

"A possibilidade da conversão não é ilimitada; por isso é preciso aproveitar logo; do contrário ela se perderia para sempre. Podemos confiar muito na misericórdia de Deus, mas sem abusar dela. No devemos justificar a preguiça espiritual, mas aumentar nosso esforço a corresponder prontamente a essa misericórdia com coração sincero."
(Papa Francisco)

https://www.acidigital.com/noticias/confiar-na-misericordia-divina-sem-abusar-dela-pede-o-papa-francisco-pela-quaresma-27771

"Que a tua vida não seja uma vida estéril. – Sê útil. – Deixa rasto. – Ilumina com o resplendor da tua fé e do teu amor."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/santificar-com-o-trabalho/

O encontro de Santo Óscar Romero e São Josemaría Escrivá:

https://opusdei.org/pt-pt/article/mons-romero-foi-um-homem-de-deus/

Nenhum comentário:

Postar um comentário