quinta-feira, 7 de março de 2019

Catequese diária #828

7 de março de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 9,22-25)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.

25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”

Santo do dia: Santas Perpétua e Felicidade.


Beato José Olallo Valdés.


By Fraychero - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=45836086

Beato Leônidas Fedorov.

Santa Teresa Margarida Redi.


No início da Quaresma nos fará bem pedir a graça de conservar a memória de tudo o que o Senhor fez em nossas vidas, de como Ele nos amou.

"Provavelmente nós não somos chamados ao martírio, mas nenhum de nós está excluído da chamada divina à santidade, a viver a medida alta da existência cristã, e isto exige que tomemos todos os dias a cruz sobre nós mesmos. Todos nós, sobretudo no nosso tempo, em que parecem prevalecer o egoísmo e o individualismo, temos o dever de assumir como compromisso primário e fundamental, o de crescer cada dia num amor maior a Deus e aos irmãos, para mudar a nossa vida e assim transformar também a vida do nosso mundo."
(Papa Bento XVI)

https://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100811.html

"Jesus explica aos discípulos que Ele é um Messias humilde e servidor. É o Servo obediente à vontade do Pai até o sacrifício completo da própria vida."

"Decidir segui-Lo, o nosso Mestre e Senhor que se fez Servo de todos, exige uma união forte com Ele, a escuta atenta de assídua de sua Palavra (ler uma passagem do Evangelho todos os dias) e a graça dos Sacramentos."

(Papa Francisco)

http://www.educris.com/v2/artigos/5254-papa-francisco-lembra-que-seguir-jesus-implica-renuncia

"Jesus entregou-se a si mesmo, feito holocausto por amor. E tu, discípulo de Cristo; tu, filho predileto de Deus; tu, que foste comprado a preço de Cruz; tu também deves estar disposto a negar-te a ti mesmo. Portanto, sejam quais forem as circunstâncias concretas por que passemos, nem tu nem eu podemos ter uma conduta egoísta, aburguesada, comodista, dissipada... - perdoa-me a minha sinceridade -, néscia!"
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/4/129

"Tu aceitaste, com humildade e paciência, os reveses da vida humana e os sofrimentos da tua crucifixão. Ajuda-nos a aceitar as dificuldades e as lutas de cada dia como ocasiões para crescermos e nos tornarmos semelhantes a Ti."
(Santa Madre Teresa de Calcutá)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Inspirai, ó Deus, as nossas ações, e ajudai-nos a realizá-las, para que em vós comece e termine tudo aquilo que fizermos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo."
(Liturgia das Horas - Quinta-feira depois das Cinzas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário