domingo, 8 de setembro de 2019

Catequese diária #1013

8 de setembro de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 14,25-33)

Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28Com efeito, qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’

31Ou ainda: Qual o rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”

NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA


By Andreas F. Borchert, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11704294



Santo do dia: Santo Adriano da Nicomédia.


São Sérgio I, papa.


Beato Frederico Ozanam.


São Pedro de Chavanon.

São Corbiniano.


São Tomás de Vilanova.


Pubblico dominio, https://it.wikipedia.org/w/index.php?curid=545841

Beata Serafina Sforza.


Di Anonymous, Italian - www.santibeati.com, Pubblico dominio, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8880788

Beato Adão Bargielski.


Beato Marino Blanes Giner.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Um semeador de paz e esperança sabe esperar, está confiante; assume as decepções da sua semeadura, mas nunca deixa de amar o campo confiado aos seus cuidados. #ViagemApostólica #Madagascar

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Senhor é o primeiro a confiar em vós e convida-vos também a confiar em vós mesmos; convida-vos a ser corajosos, unidos a Ele, a escrever a página mais bela da vossa vida. #ViagemApostólica #Madagascar

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A nossa vida e as nossas capacidades são o resultado de um dom tecido entre Deus e muitas mãos silenciosas de pessoas cujos nomes só conheceremos no céu. #ViagemApostólica #Madagascar

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Dirijamo-nos em oração à Bem-Aventurada Virgem Maria, no dia em que recordamos o seu nascimento, aurora da salvação para a humanidade. #Angelus

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Akamasoa, "Cidade da Amizade" é a expressão da presença de Deus que decidiu viver e permanecer sempre no meio do seu povo. Vendo estes rostos radiantes, dou graças ao Senhor que escutou o grito dos pobres. #ViagemApostólica #Madagascar

"Gostaria de abraçar o mundo inteiro numa rede de caridade."
(Beato Frederico Ozanam)

"Jesus nos diz que para segui-Lo, para ser seus discípulos, é preciso renunciar a si mesmo, isto é, às pretensões do próprio orgulho egoístico e tomar a própria cruz."
(Papa Francisco)

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-09/papa-francisco-angelus-cruz.html

"Ora, esta caridade apenas se encontra na pureza do coração. Porque rejeitar a inveja, a arrogância, a ira e a frivolidade, não procurar o próprio interesse, não se alegrar com a injustiça, não guardar ressentimento e tudo o resto (1Cor 13,4-5), que é tudo isso se não oferecer continuamente a Deus um coração perfeito e puro, e mantê-lo livre das moções das paixões? Assim, a pureza do coração deve ser o fim último das nossas ações e dos nossos desejos."
(São João Cassiano)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Quando vires uma pobre Cruz de madeira, só, desprezível e sem valor... e sem Crucificado, não esqueças que essa Cruz é a tua Cruz: a de cada dia, a escondida, sem brilho e sem consolação..., que está esperando o Crucificado que lhe falta. E esse Crucificado tens que ser tu."

"O espírito de mortificação brota, não tanto como manifestação de Amor, mas como das suas consequências. Se falhas nessas pequenas provas - reconhece-o -, fraqueja o teu amor pelo Amor."

(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/mortificacao-por-amor/

"Provavelmente nós não somos chamados ao martírio, mas nenhum de nós está excluído da chamada divina à santidade, a viver a medida alta da existência cristã, e isto exige que tomemos todos os dias a cruz sobre nós mesmos. Todos nós, sobretudo no nosso tempo, em que parecem prevalecer o egoísmo e o individualismo, temos o dever de assumir como compromisso primário e fundamental, o de crescer cada dia num amor maior a Deus e aos irmãos, para mudar a nossa vida e assim transformar também a vida do nosso mundo."
(Papa Bento XVI)

https://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100811.html

"Nas festas de Nossa Senhora, não andemos regateando as manifestações de carinho. Levantemos com mais freqüência o coração, pedindo-lhe aquilo de que precisemos, agradecendo-lhe a sua solicitude maternal e constante, recomendando-lhe as pessoas que estimamos. Mas, se pretendemos comportar-nos como filhos, todos os dias serão ocasião propícia de amor a Maria, como todos os dias o são para os que se querem de verdade."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/natividade-de-maria-que-presente-lhe-dou/

"Hoje podemos ver a Virgem, pequenina, Santa, sem pecado, pura, escolhida para converter-se na Mãe de Deus."
(Papa Francisco)

https://www.acidigital.com/noticias/natividade-da-virgem-maria-deus-caminha-com-justos-e-pecadores-afirma-o-papa-francisco-84615

"Trata-se de um desígnio salvífico totalmente permeado pela liberdade divina, que contudo espera uma contribuição fundamental da liberdade humana: a correspondência da criatura ao amor do Criador. E é aqui, neste espaço da liberdade humana, que percebemos a presença da Virgem Maria, sem que ela seja explicitamente nomeada: de fato ela é, em Cristo, primícia e modelo dos 'que amam a Deus' (Rm 8, 28)."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2008/documents/hf_ben-xvi_hom_20080907_cagliari.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário