quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Catequese diária #1017

12 de setembro de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 6,27-38)

Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica.

30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus.

36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será posta no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

FESTA DO SANTÍSSIMO NOME DE MARIA


By Wolfgang Moroder - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5107940

Você já conhece o Ofício da Imaculada Conceição?

http://www.liturgiadashoras.online/oracoesdiversas/oficio-imaculada

Santo do dia: São Guido de Anderlecht.


By Ludovicus Bloc (binder) - Cropped from [1], Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1901913

São Francisco Ch’oe Kyong-hwan.

Beata Maria Luísa (Gertrudes Prosperi)


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje celebramos a memória do Santíssimo Nome de Maria. Convido todos a olharem para Nossa Senhora, deixando que ela inspire sentimentos cristãos, para viver e imitar sempre mais seu Filho Jesus.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Desejo promover um encontro mundial no dia 14 de maio de 2020, que terá como tema «Reconstruir o pacto educativo global». 

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/pont-messages/2019/documents/papa-francesco_20190912_messaggio-patto-educativo.html

"Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria."
(São Bernardo)

https://www.fatima.org.br/oracao_a_maria_estrela_do_mar

"Não queiramos julgar. - Cada qual vê as coisas do seu ponto de vista... e com o seu entendimento, bem limitado quase sempre, e com os olhos obscurecidos ou enevoados, com trevas de exaltação muitas vezes.
Além disso, tal como a desses pintores modernistas, a visão de certas pessoas é tão subjetiva e tão enfermiça, que desenham uns traços arbitrários, assegurando-nos que são o nosso retrato, a nossa conduta...
Como valem pouco os juízos dos homens! - Não julgueis sem peneirar o vosso juízo na oração."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/1/_c19

"Na realidade, a proposta de Cristo é realista, pois considera que no mundo existe demasiada violência, demasiada injustiça, e portanto, não se pode superar esta situação exceto se lhe contrapuser um algo mais de amor, um algo mais de bondade. Este 'algo mais' vem de Deus: é a sua misericórdia, que se fez carne em Jesus e que sozinha pode 'inclinar' o mundo do mal para o bem, a partir daquele pequeno e decisivo 'mundo' que é o coração do homem."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2007/documents/hf_ben-xvi_ang_20070218.html

"Julgar e condenar o irmão que peca é errado. Não porque não se queira reconhecer o pecado, mas porque condenar o pecador quebra o laço de fraternidade com ele e despreza a misericórdia de Deus que, em vez disso, não quer renunciar a nenhum dos seus filhos. Não temos o poder de condenar o nosso irmão que erra, não somos mais que ele: temos, em vez disso, o dever de recuperá-lo à dignidade de filho do Pai e de acompanhá-lo no seu caminho de conversão."
(Papa Francisco)

https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/catequese-do-papa-francisco-misericordiosos-como-o-pai/

Nenhum comentário:

Postar um comentário