quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Catequese diária #1024

19 de setembro de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 7,36-50)

Naquele tempo, 36um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.

39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que 40tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”.

Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre!” 41“Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” 43Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”.

44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. 48E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz”.

Santo do dia: São Januário.


São Teodoro da Cantuária.


Santa Pomposa de Córdova.

Santa Maria de Cervelló.


De © José Luiz Bernardes Ribeiro, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=31409166

Santo Afonso de Orozco.


São Carlos Hyon Song-mun.

Santa Maria Guilhermina Emília de Rodat.


Beata Francisca Cualladó Baixauli.


By Source (WP:NFCC#4), Fair use, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=42371805

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Se nós bispos e sacerdotes nos apropriamos do dom de Deus e o transformamos em função, perdemos o olhar de Jesus. Peçamos ao Senhor que nos ajude a proteger nosso ministério como dom. #SantaMarta

"(São Pio de Pietrelcina) Sempre amou a igreja, com todos os seus problemas e suas adversidades e com tantos pecadores, pois a Igreja é Santa, mas nós filhos da Igreja somos todos pecadores, e alguns grandes, mas ele amou a Igreja, não a destruiu com a língua, como é a moda agora.
Não, não: amou. Aquele que ama a Igreja sabe perdoar, porque sabe que ele mesmo é pecador e precisa do perdão de Deus."
"O oficio de acusador de quem é? Quem é aquele que a Bíblia chama de grande acusador? É o diabo! E aqueles que passam a vida acusando, não digo que são filhos, mas amigos, primos, parentes do diabo."
(Papa Francisco)

https://www.gaudiumpress.org/content/101437--Amar-a-Igreja-sempre----ndash--Conselho-do-Papa-aos-fieis-da-Diocese-de-Benevento--

"Deve reconhecer-se que esta mulher tinha ousado muito. O seu modo de se colocar diante de Jesus, lavando com as lágrimas os seus pés e secando-os com os cabelos, beijando-os e perfumando-os com óleo perfumado, era feito para escandalizar aqueles que viam as pessoas da sua condição com o olhar impiedoso de juiz. Ao contrário, impressiona a ternura com que Jesus trata esta mulher, por muitos explorada e por todos julgada. Finalmente encontrou em Jesus um olhar puro, um coração capaz de amar sem explorar. No olhar e no coração de Jesus ela recebe a revelação de Deus-Amor!"
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2007/documents/hf_ben-xvi_hom_20070617_assisi.html

"Esse desalento, por quê? Pelas tuas misérias? Pelas tuas derrotas, às vezes contínuas? Por uma baixa grande, grande, que não esperavas?
Sê simples. Abre o coração. Olha que ainda nada se perdeu. Ainda podes continuar avante, e com mais amor, com mais carinho, com mais fortaleza.
Refugia-te na filiação divina: Deus é teu Pai amantíssimo. Esta é a tua segurança, o ancoradouro onde lançar a âncora, aconteça o que acontecer na superfície deste mar da vida. E encontrarás alegria, fortaleza, otimismo... vitória!"
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/para-a-frente-com-mais-amor/

"Doutra vez, perante a dificuldade de um certo trabalho, [Gertrudes] disse ao Pai: 'Senhor, ofereço-Vos este trabalho pelo vosso Filho único, na virtude do Espírito Santo, pela vossa eterna glória'. Uma graça de luz revelou-lhe a eficácia destas palavras, a ponto de todos os oferecimentos  feitos com essa intenção assumirem, de forma magnífica, uma elevada qualidade que ultrapassa todo o valor humano, tornando-se agradáveis a Deus Pai."
(Santa Gertrudes de Helfta)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário