sábado, 29 de agosto de 2020

Catequese diária - 29/08/2020

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 6,17-29)

Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.

21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.

24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.

O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA

By Caravaggio - scan, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=15216556

Santo do dia: Beatos João de Perúgia e Pedro Sassoferrato.

Beata Sancha Szymkowiak.

Papa Francisco

Quem puder, colabore com essa família, ou divulgue o link:

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/meu-pai-ainda-esta-com-cancer-ajudem-ele

@Pontifex_pt

Colocar o Mistério pascal no centro da vida significa sentir compaixão pelas chagas de Cristo crucificado presentes nas inúmeras vítimas inocentes das guerras, da violência, dos abusos contra a vida, dos desastres ambientais, da pobreza.

"Quando está em jogo a defesa da verdade, como se pode desejar não desagradar a Deus e, ao mesmo tempo, não chocar com o ambiente? São coisas antagônicas: ou uma ou outra! É preciso que o sacrifício seja holocausto: é preciso queimar tudo..., até o 'que vão dizer', até isso que chamam reputação."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/sulco-ponto-34.htm

"Diante de Pilatos, Cristo proclama que 'veio ao mundo para dar testemunho da verdade' (Jo 18,37). O cristão não deve 'envergonhar-se de dar testemunho do Senhor' (2Tm 1,8). Em situações que exigem a confissão da fé, o cristão deve professá-la sem equívoco, conforme o exemplo de São Paulo diante dos seus juízes. É preciso guardar 'uma consciência irrepreensível diante de Deus e dos homens' (At 24,16)."

(Catecismo da Igreja Católica)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/o-martirio-de-joao-batista-testemunha-da-verdade-catecismo-da-igreja-catolica-%C2%A7%C2%A7-2471-2474/

"Sempre tinha precedido o Mestre: 

ao nascer, anunciou a sua vinda a este mundo;

ao batizar os penitentes no Jordão, 

prefigurou Aquele que vinha instituir o batismo; 

e a morte de Cristo redentor, seu Salvador, [...] 

também João Batista a viveu antecipadamente, 

derramando amorosamente o seu sangue por Ele."

(São Beda, o Venerável)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário