segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Catequese diária - 31/08/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 4,16-30)

Naquele tempo, 16veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?”

23Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. 24E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia.

27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

Santo do dia: São Raimundo Nonato.

Por Diego González de la Vega - [2], Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=9425584

São José de Arimateia.

By Pietro Perugino - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=156161

São Nicodemos.


São Paulino de Tréveris.

By Stefan Kühn - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2772905

Beato Pedro Tarrés e Claret.

By Anonymous, no author disclosure - https://www.peretarres.org/wps/wcm/connect/peretarres_ca/peretarres/home/la_fundacio/beat/biografia, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=59994478

"Deus não se conforma aos preconceitos. Devemos nos esforçar para abrir o coração e a mente, para acolher a realidade divina que vem ao nosso encontro. Trata-se de ter fé: a falta de fé é um obstáculo à Graça de Deus."

(Papa Francisco)

https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/angelus-deus-nao-se-conforma-aos-preconceitos-diz-papa/

"Ele se fez próximo aos últimos, comunicando a eles a misericórdia de Deus que é perdão, alegria e vida nova. Jesus, o Filho enviado pelo Pai, é realmente o início do tempo da misericórdia para toda a humanidade!"

(Papa Francisco)

https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/catequese/catequese-do-papa-a-misericordia-em-jesus-060416/

"O cristianismo é graça, é a surpresa de um Deus que, não satisfeito com criar o mundo e o homem, saiu ao encontro da sua criatura e, depois de ter falado muitas vezes e de diversos modos pelos profetas, 'falou-nos agora, nestes últimos tempos, pelo Filho' (Heb 1,1-2)."

(São João Paulo II)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"O gesto de Elias para com esta mulher era, na realidade, um símbolo e não a sua recompensa. Porque se esta viúva tivesse sido recompensada aqui em baixo por ter alimentado o homem de Deus, seria uma sementeira bem pobre, seria uma colheita bem magra! Ela apenas recebeu um bem temporal: a farinha que não se esgotou, o azeite que não diminuiu até ao dia em que o Senhor regou a terra com a Sua chuva. Este sinal, que lhe foi concedido por Deus durante poucos dias, era o símbolo da sua vida futura, onde a nossa recompensa não diminuirá. A nossa farinha será Deus! Como a farinha desta mulher não se esgotou durante aqueles dias, Deus não nos faltará durante toda a eternidade. […] Semeia com confiança, e a tua colheita chegará seguramente; chegará mais tarde, mas quando chegar, colherás sem fim."

(Santo Agostinho)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/a-viuva-de-sarepta-santo-agostinho-bispo-de-hipona-e-doutor-da-igreja/

Nenhum comentário:

Postar um comentário