segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Catequese diária - 3/08/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 14,22-36)

Depois que a multidão comera até saciar-se, 22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. 23Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. 24A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. 26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. 27Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” 28Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir a teu encontro, caminhando sobre a água”. 29E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” 31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” 32Assim que subiram na barca, o vento se acalmou. 33Os que estavam na barca, prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”

34Após a travessia desembarcaram em Genesaré. 35Os habitantes daquele lugar reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a ele todos os doentes; 36e pediam que pudessem, ao menos, tocar a barra de sua veste. E todos os que a tocaram, ficaram curados.

Santo do dia: Santa Lídia.


São Pedro de Anagni.

Beato Agostinho Kazotic.


By AnatolyPm - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16400876

Rezemos pela saúde do Papa Bento XVI!


By Mondarte - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=56454986

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Olhemos para os "santos da porta ao lado" que, com simplicidade, respondem ao mal com o bem, têm a coragem de amar os inimigos e rezar por eles.

"Pedro caminha sobre as águas não pelas suas próprias forças, mas pela graça divina, na qual crê, e quando se sente dominado pela dúvida, quando deixa de fixar o olhar em Jesus e tem medo do vento, quando não confia plenamente na palavra do Mestre, quer dizer que, interiormente, se está a afastar dele, e é então que corre o risco de afundar no mar da vida, e é assim também para nós: se olharmos unicamente para nós mesmos, tornamo-nos dependentes dos ventos e já não conseguimos atravessar as tempestades, as águas da vida."
(Papa Bento XVI)


"Viste? Com Ele, pudeste! De que te admiras? – Convence-te: não tens por que maravilhar-te. Confiando em Deus – confiando deveras! –, as coisas tornam-se fáceis. E, além disso, ultrapassa-se sempre o limite do imaginado."
(São Josemaría Escrivá)


"O fato de Pedro ter ousado pedir ao Senhor que lhe desse ordem para ir ter com Ele sobre as águas já indica a disposição do seu coração no momento da Paixão; esse momento em que seguiu os passos do Senhor e, desprezando a agitação do mundo, comparável à do mar, O acompanhou com igual coragem, desprezando a morte. Mas a falta de segurança de Pedro revela a sua fragilidade na tentação que o esperava; pois, embora tivesse ousado avançar, afundou-se. A fraqueza da carne e o medo da morte obrigaram-no à fatalidade da negação. No entanto, solta um grito e pede ao Senhor que o salve. Tal grito é a voz do seu arrependimento."
(Santo Hilário de Poitiers)

Nenhum comentário:

Postar um comentário