terça-feira, 4 de agosto de 2020

Catequese diária - 4/08/2020

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 15,1-2.10-14)

1Naquele tempo, alguns fariseus e mestres da Lei, vindos de Jerusalém, aproximaram-se de Jesus, e perguntaram: 2“Por que os teus discípulos não observam a tradição dos antigos? Pois não lavam as mãos quando comem o pão!” 10Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai e compreendei. 11Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isso é que torna o homem impuro”. 12Então os discípulos se aproximaram e disseram a Jesus: “Sabes que os fariseus ficaram escandalizados ao ouvir as tuas palavras?” 13Jesus respondeu: “Toda planta que não foi plantada pelo meu Pai celeste será arrancada. 14Deixai-os! São cegos guiando cegos. Ora, se um cego guia outro cego, os dois cairão no buraco”.

Santo do dia: São João Maria Vianney.


Santo Aristarco de Tessalônica.

Beato Frederico Janssoone.


FELIZ DIA DO PADRE!


São João Maria Vianney é padroeiro dos sacerdotes. Por isso, comemoramos o Dia do Padre no dia dele. Vale a pena conhecer sua história!

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Queridos irmãos sacerdotes, peçamos ao Senhor para sermos homens que testemunhem com a vida a compaixão e a misericórdia que somente Jesus pode nos dar. #SantoCuradArs

"O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo."
"Todas as boas obras do mundo juntas não equivalem ao santo sacrifício da Missa, porque são obras dos homens e a Missa é obra de Deus. Em comparação com ela, o martírio nada é, pois é o sacrifício que o homem faz da sua vida a Deus; ora, a missa é o sacrifício que Deus faz ao homem do seu corpo e do seu sangue."
(São João Maria Vianney)


"Quando, nos últimos dias, o Verbo de Deus nasceu de Maria revestido de carne e Se mostrou neste mundo, aquilo que se via dele não era o que a inteligência podia discernir. Ver a sua carne era para todos, mas o conhecimento da sua divindade era dado apenas a alguns.
(...)
Quando alguém se vira para o Senhor, diz o apóstolo Paulo, o véu é tirado, pois 'onde está o Espírito do Senhor há liberdade' (2Cor 3,17). É, portanto, ao próprio Senhor, ao próprio Espírito Santo, que devemos rezar, para que Se digne remover toda a obscuridade e possamos contemplar em Jesus o admirável sentido da Lei, como aquele que disse: 'Abri os meus olhos para que possa contemplar as maravilhas da vossa Lei' (Sl 118,18)."
(Orígenes)


"Muitas vezes, todos nós sabemos, é mais fácil ou conveniente ver e condenar os defeitos e os pecados dos outros, sem conseguir ver os próprios com a mesma lucidez. Nós sempre escondemos os nossos defeitos, os escondemos até de nós mesmos. Ao invés, é fácil ver os defeitos dos outros.
(...)
De fato, quem é bom, do seu coração e sua boca sai o bem e quem é mau põe para fora o mal, praticando o exercício mais deletério entre nós que é a murmuração, a fofoca, falar mal dos outros. Isso destrói, destrói a família, destrói a escola, destrói o local de trabalho, destrói o bairro. As guerras começam da língua."
(Papa Francisco)


"Não queiras dialogar com a concupiscência; despreza-a."
(São Josemaría Escrivá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário