domingo, 9 de agosto de 2020

Catequese diária - 9/08/2020

Rezemos o Santo Terço! Domingos: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 14,22-33)

Depois da multiplicação dos pães, 22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. 23Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. 24A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. 26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. 27Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”

28Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”. 29E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” 31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?”

32Assim que subiram no barco, o vento se acalmou. 33Os que estavam no barco prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”

Santo do dia: Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein).


Santa Cândida Maria de Jesus (Joana Josefa Cipitria).


Beato João de Fermo.

FELIZ DIA DOS PAIS!

2° DOMINGO: VOCAÇÃO MATRIMONIAL


Papa Francisco
@Pontifex_pt
Ter fé significa, em meio à tempestade, manter o coração voltado a Deus, ao seu amor, a sua ternura de Pai. Era isso que Jesus queria ensinar a Pedro e aos discípulos, e também a nós hoje (Mt 14,22-33). #EvangelhoDeHoje

"Quanto mais alguém está imerso em Deus, tanto mais deve sair de si, isto é, ir para o mundo, a fim de levar a este a vida divina."
(Santa Teresa Benedita da Cruz)

"Descendo, pois, da barca, Pedro avançou para Jesus, mais feliz de se Lhe dirigir do que de caminhar sobre as águas. Mas, depois de superar o perigo maior, o do mar, acabou por sucumbir a um menos grave, o do vento. Tal é a natureza humana: muitas vezes, depois de termos dominado os perigos mais sérios, deixamo-nos abater por outros menos importantes. [...] Pedro não estava ainda totalmente livre do temor [...], apesar da presença de Cristo perto dele. De nada nos serve estarmos ao lado de Cristo se não estivermos próximos dele pela fé."
(São João Crisóstomo)


"Quando perdes a calma e ficas nervoso, é como se tirasses razão à tua razão.
Nesses momentos, torna-se a ouvir a voz do Mestre a Pedro, que se afunda nas águas da sua falta de paz e dos seus nervos: 'Por que duvidaste?'."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário