sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Evangelho 11/09/2015 - Cego que guia outro cego

(Lc 6,39-42)

Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?
42Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

Jesus nos adverte para não sermos hipócritas, pregando uma coisa e vivendo outra. Temos que enxergar nossos erros e tentar corrigi-los com a ajuda de Deus. Quem faz isso não perde tanto tempo julgando o próximo; em vez de criticar e condenar, oferece apoio e amizade. Se estamos no caminho errado, não podemos guiar alguém, porque daríamos mau exemplo e conduziríamos as pessoas ao "abismo". Tentemos fazer um exame de consciência diário, refletir sobre nossas ações e buscar a conversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário