domingo, 2 de agosto de 2020

Catequese diária - 2/08/2020

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 14,13-21)

Naquele tempo, 13quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas, quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé. 14Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. 15Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!”.

16Jesus, porém, lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!”. 17Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes”. 18Jesus disse: “Trazei-os aqui”.

19Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida, partiu os pães e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. 20Todos comeram e ficaram satisfeitos, e, dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. 21E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

Santo do dia: São Pedro Julião Eymard.



By Bendi07 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=47216414

São Pedro Fabro.


Santo Eusébio de Vercelli.


By Unknown author - http://www.heiligenlexikon.de/BiographienE/Eusebius_von_Vercelli.html#, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2970934

São Rutílio.

Santo Estêvão I, papa.


Beata Joana de Aza (mãe de São Domingos).


1° DOMINGO: VOCAÇÃO SACERDOTAL e DIACONAL




By Thomon - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=81806063

Parabéns aos padres e diáconos que disseram seu "sim" a Deus e cumprem a missão com amor e dedicação!

Beato Justino Maria Russolillo.

"A Eucaristia é a mais nobre inspiração do nosso coração. Amemo-la, pois, apaixonadamente. Dizem: mas é exagero tudo isso. Mas o que é o amor senão o exagero? Exagerar é ultrapassar além. Pois bem, o amor deve exagerar. Quem se limita ao que é absolutamente de seu dever, não ama. Nosso amor para ser uma paixão, deve sofrer a lei das paixões humanas. Falo das paixões honestas, naturalmente boas, pois as paixões são indiferentes em si mesmas. Nós as tornamos más, quando as dirigimos para o mal, mas só de nós depende utilizá-las para o bem."
(São Pedro Julião Eymard)


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Como é importante colocar ao centro o perdão de Deus, que gera paraíso em nós e ao nosso redor! #PerdãoDeAssis

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Com o sinal da multiplicação dos pães (cf. Mt 14,13-21) Jesus quer educar os seus amigos de ontem e de hoje à lógica de Deus: a lógica de cuidar do outro.

"Portanto, que cada um se prepare com um desejo ardente de ir a este banquete; que escute o chamamento do Salvador, porque é Ele que nos consola a todos e a cada um em particular. Aquele que tem fome venha a Ele, pois Ele é o verdadeiro pão (cf Jo 6,32). Aquele que tem sede venha a Ele, pois Ele é a fonte de água viva (cf Jo 4,10). O doente venha a Ele, pois Ele é o Verbo, a Palavra de Deus, que cura os doentes. Se alguém está sobrecarregado pelo peso do pecado e se arrepende, refugie-se a seus pés, pois Ele é o repouso e o porto de salvação. O pecador tenha confiança, porque Ele disse: 'Vinde a Mim, vós todos que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei' (Mt 11,28)."
(Santo Atanásio de Alexandria)


"Para nós, o banquete eucarístico é uma antecipação real do banquete final, preanunciado pelos profetas (Is 25, 6-9) e descrito no Novo Testamento como 'as núpcias do Cordeiro' (Ap 19, 7-9) que se hão-de celebrar na comunhão dos santos."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário