sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Catequese diária - 28/08/2020

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 25,1-13)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’.

9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.

Santo do dia: Santo Agostinho.

São Moisés o Etíope.

Por Original unknown, modified by User:ZX95 - File:Св. Мојсеј Мурин од Мариово.jpg (on Wikimedia Commons), FAL, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=21978616

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Confiem no Senhor e se esforcem para entrar em seus desígnios, aceitando que sua salvação possa chegar a nós por caminhos diferentes daqueles que esperamos.

"Fizeste-nos para Ti e inquieto está nosso coração, enquanto não repousar em Ti."

(Santo Agostinho)

https://santuario.cancaonova.com/sem-categoria/fizeste-nos-para-ti/

"Mas com esta parábola diz-nos que vigiar não significa apenas não dormir, mas estar preparado; com efeito, todas as virgens dormem antes que o esposo chegue, mas quando se acordam algumas estão prontas e outras não. Portanto, este é o significado de ser sensato e prudente: trata-se de não esperar o último momento da nossa vida para colaborar com a graça de Deus, mas de o fazer já agora. Seria bom pensar um pouco: um dia será o último. Se fosse hoje, como estou preparado, preparada? Mas devo fazer isto e aquilo... Preparar-se como se fosse o último dia: isto faz bem."

(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francescomobile/pt/angelus/2017/documents/papa-francesco_angelus_20171112.html

"Há de chegar também para nós esse dia, que será o último e que não nos causa medo. Confiando firmemente na graça de Deus, estamos dispostos desde este momento, com generosidade, com fortaleza, com amor nos pormenores, a acudir a esse encontro com o Senhor levando as lâmpadas acesas. Porque nos espera a grande festa do Céu. Somos nós, irmãos queridíssimos, quem intervém nas bodas do Verbo. Nós, que já temos fé na Igreja, que nos alimentamos da Sagrada Escritura, que nos sentimos contentes porque a Igreja está unida a Deus. Pensai agora, peço-vos, se viestes a estas bodas com o traje nupcial: examinai atentamente os vossos pensamentos. Eu vos asseguro - e também o asseguro a mim mesmo - que esse traje de cerimônia estará tecido com o amor de Deus que tivermos sabido colher até nas menores tarefas. Porque é próprio dos enamorados cuidar dos detalhes, mesmo nas ações aparentemente sem importância."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/amigos_de_deus-ponto-40.htm

"Já nos explicaram que o que temos de fazer neste mundo é amar a Deus.

E, para não ficarmos indecisos, sem saber bem como, Jesus explicou-nos que a única maneira, a única receita, o único caminho, é amarmo-nos uns aos outros. Esta caridade, que também é teologal, porque nos liga inseparavelmente a Ele, é a única porta, o único limiar, a única entrada no amor do próprio Deus. É a esta porta que vão dar todos os caminhos que são as virtudes. No fundo, todos eles são feitos para nos conduzir a ela mais depressa, com mais alegria e mais segurança. Uma virtude que não acaba aí é uma virtude que enlouqueceu."

(Venerável Madaleine Delbrêl)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário