Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.
Evangelho (Mt 18,15-20)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15“Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público.
18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”.
Santo do dia: Santa Joana Francisca de Chantal.
Santo Euplo de Catânia.
Beato Inocêncio XI, papa.
By Jacob Ferdinand Voet - https://www.ponteonline.com/en/auctions/lot-details/459-123/Jacob+Ferdinand+Voet+Portrait+of+Innocenzo+XI+Odescalchi+1676+80+ca+Oil+on+canv#, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=86406802
Beato Carlos Leisner.
Por Daniela Haufe und Detlef Fiedler - Bundesfinanzministerium - Pressemitteilung, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=41212327
Papa Francisco
@Pontifex_pt
O coronavírus não é a única doença a combater, mas a pandemia trouxe à tona patologias sociais mais amplas. Uma delas é a visão distorcida da pessoa, um olhar que ignora sua dignidade e seu caráter relacional.
"Penso que, em certas situações, também vós tereis que passar um mau bocado se vos esforçais por cumprir fielmente os vossos deveres. Não esqueçais que é mais cômodo - mas é um descaminho - evitar a todo o custo o sofrimento, com a desculpa de não desgostar o próximo. Frequentemente, esconde-se nessa inibição uma vergonhosa fuga à dor própria, já que normalmente não é agradável fazer uma advertência séria. Meus filhos, lembrai-vos de que o inferno está cheio de bocas fechadas."
(São Josemaría Escrivá)
"Tudo isto indica que há uma co-responsabilidade no caminho da vida cristã: cada um, consciente dos próprios limites e defeitos, está chamado a aceitar a correção fraterna e a ajudar os outros com este serviço especial.
(...)
Certamente a oração pessoal é importante, aliás, indispensável, mas o Senhor garante a sua presença à comunidade que — mesmo se for muito pequena — está unida e é unânime, porque reflete a própria realidade de Deus Uno e Trino, comunhão perfeita de amor. Orígenes dizia que 'nos devemos exercitar nesta sinfonia' (Comentário ao Evangelho de Mateus 14, 1), ou seja, nesta concórdia no âmbito da comunidade cristã."
(Papa Bento XVI)
http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2011/documents/hf_ben-xvi_ang_20110904.html
"Nós ferimo-nos com os nossos pecados; por isso, convém-nos recorrer ao medicamento da confissão. Com efeito, se Deus quer que confessemos os nossos pecados, não é porque não os conheça, mas porque o diabo deseja encontrar forma de nos acusar perante o tribunal do Juízo Eterno; por isso, quer que pensemos mais em desculpá-los do que em acusá-los. O nosso Deus, pelo contrário, porque é bom e misericordioso, quer que os confessemos neste mundo, de modo a não sermos confundidos sobre eles no outro. Assim, quando nos confessamos, Ele mostra-Se clemente; se os reconhecemos, perdoa-nos."
(São Cesário de Arles)
Nenhum comentário:
Postar um comentário