Evangelho (Mt 16,24-28)
Naquele tempo, 24Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
26De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino”.
Santo do dia: São Caetano de Thiene.
Santos Sisto II, papa, e companheiros mártires.
By Leopold Schulz - Own work, Wolfgang Sauber, 4 February 2008, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4144857
Santa Afra de Augsburgo.
De Peter Strüb - (?) Donaueschingen, Fürstenbergsammlungen, Inv.Nr. 87, 88 oder Schwäbisch Hall, Kunsthalle Würth, Dominio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1688060
São Miguel de la Mora.
De Desconocido - [1], Dominio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=26140760
Beato Edmundo Bojanowski.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Os homens e mulheres de #oração trazem um brilho de luz refletido no rosto, porque mesmo nos dias mais escuros, o sol não deixa de iluminá-los.
"O cristão segue o Senhor quando aceita com amor a própria cruz, que aos olhos do mundo parece uma derrota e uma 'perda da vida' (cf. vv. 25-26), sabendo que não a carrega sozinho, mas com Jesus, partilhando o seu mesmo caminho de doação."
(Papa Bento XVI)
"Compreendeu então que cada um tem como cruz as suas provações. Por exemplo, a cruz de uns consiste em, sob o aguilhão da obediência, agirem contrariamente à própria vontade; a de outros, em verem o peso das doenças opor obstáculos à sua liberdade; e por aí fora. Cada um terá de levar a sua cruz aceitando de boa vontade sofrer o que o contraria, e aplicando-se nisso o melhor que puder, sem negligenciar coisa alguma que sabe ser em louvor de Deus."
(Santa Gertrudes de Helfta)
"É a senda dos mundanos, dos eternos aburguesados: ostentam uma alegria que na realidade não têm; procuram insaciavelmente toda a espécie de comodidades e prazeres...; horroriza-os a dor, a renúncia, o sacrifício. Não querem saber nada da Cruz de Cristo; pensam que é coisa de malucos. Mas são eles os dementes. Escravos da inveja, da gula, da sensualidade, acabam sofrendo mais, e tarde caem na conta de que, por uma bagatela insípida, malbaratam a sua felicidade terrena e a eterna."
(São Josemaría Escrivá)
Nenhum comentário:
Postar um comentário