segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Catequese diária - 17/08/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 19,16-22)

Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo”.

20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

Santo do dia: São Jacinto de Cracóvia.

Santa Beatriz da Silva.

São Mamede de Cesareia.

Santa Clara da Cruz.

Santa Joana Delanoue.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Na vida, dá fruto não quem tem muitas riquezas, mas quem cria e mantém vivas muitas amizades por meio das diversas "riquezas", isto é, os diversos dons com os quais Deus o cumulou.

"A natureza fez das riquezas escravas, e não senhoras. Não se trata, pois, de as depreciar, porque, em si mesmas, não são boas nem más, mas inocentes. De nós depende o uso, bom ou mau, que delas fazemos; o nosso espírito, a nossa consciência, são inteiramente livres para dispor à sua vontade dos bens que lhes foram confiados. Destruamos, pois, não os nossos bens, mas a cobiça que lhes perverte o uso. Quando nos tivermos tornado virtuosos, saberemos usá-los com virtude. Compreendamos que os bens dos quais nos mandam desfazer-nos são os desejos desregrados da alma. [...] Nada lucrais em largar o dinheiro que tendes, se continuardes a ser ricos em desejos desregrados."

(São Clemente de Alexandria)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Aquele rapaz rejeitou o convite e o Evangelho conta que abiit tristis, que se retirou entristecido. Por isso, alguma vez lhe chamei a ave triste: perdeu a alegria, porque se negou a entregar a liberdade a Deus."

(São Josemaría Escrivá)

https://pt.escrivaworks.org/book/amigos_de_deus-ponto-24.htm

"O jovem rico pergunta a Jesus: 'Que devo fazer?' A estação da vida em que vos encontrais é tempo de descoberta: dos dons que Deus vos concedeu e das vossas responsabilidades. É, igualmente, tempo de opções fundamentais para construir o vosso projeto de vida. Por outras palavras, é o momento de vos interrogardes sobre o sentido autêntico da existência, perguntando a vós mesmos: 'Estou satisfeito com a minha vida? Ou falta-me ainda qualquer coisa'?

Como o jovem do Evangelho, talvez vós vivais também situações de instabilidade, de perturbação ou de sofrimento, que vos levam a aspirar a uma vida não medíocre e a perguntar-vos: em que consiste uma vida bem sucedida? Que devo fazer? Qual poderia ser o meu projeto de vida?"

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/messages/youth/documents/hf_ben-xvi_mes_20100222_youth.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário