quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Catequese diária - 5/08/2020

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 15,21-28)

Naquele tempo, 21Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” 23Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”.

24Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. 27A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” 28Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.

NOSSA SENHORA DAS NEVES


Por CNSN, FAL, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8308654

Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior




By Tango7174 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=12008404

Santo do dia: Santo Osvaldo da Nortúmbria.


By public domain - New York Public library manuscript Spencer 1, folio 89 reverse, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3152206

Santa Nona de Nazianzo (mãe de São Gregório Nazianzeno).

Beato Francisco Zanferdini ("Cecco de Pêsaro")

Intenção de oração do Papa para agosto:

Rezemos por todas as pessoas que trabalham e vivem do mar, entre eles os marinheiros, os pescadores e suas famílias.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Nas próximas semanas, convido vocês a enfrentar juntos as prementes questões surgidas com a pandemia, sobretudo as doenças sociais. E faremos isso à luz do Evangelho, das virtudes teológicas e dos princípios da Doutrina Social da Igreja. #AudiênciaGeral

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Rezemos pelas vítimas das explosões em Beirute e por seus familiares; e rezemos pelo Líbano, para que, com o comprometimento de todos os seus componentes sociais, políticos e religiosos, possa enfrentar esse momento tão trágico e doloroso.

"Saímos do território das nações pagãs 'na proporção da nossa fé' (Rom 12,6). […] Pois todos nós, quando pecamos, nos encontramos no território de Tiro e de Sidónia, ou do faraó do Egito, ou noutro país estranho à herança de Deus. Mas, quando o pecador se afasta do mal, regressando ao bem, sai dessas regiões onde reina o pecado e corre para as que são de Deus […] 
Os justos são introduzidos no Reino dos Céus e propostos para a elevação ao Reino de Deus, mas os pecadores são destinados à degradação da sua própria maldade. […] A cananeia, deixando esse território, deixa a tendência para a degradação, clamando: 'Senhor, Filho de David, tem compaixão de mim'. […] Todas as curas que Jesus realizou, tal como as contam os evangelistas, aconteceram porque os que as desejaram tinham fé."
(Orígenes)


"Imaginamos, além disso, que o Senhor não nos escuta, que andamos enganados, que só se ouve o monólogo da nossa voz. Sentimo-nos como que sem apoio sobre a terra e abandonados pelo céu. No entanto, é verdadeiro e prático o nosso horror ao pecado, mesmo venial. Com a teimosia da Cananéia, prostramo-nos rendidamente como ela, que o adorou implorando: Senhor, ajuda-me. Desaparecerá a escuridão, superada pela luz do Amor."
(São Josemaría Escrivá)


"Nada quer tirar aos outros: na sua simplicidade e humildade basta-lhe pouco, são suficientes as migalhas, bastam-lhe somente um olhar, uma boa palavra do Filho de Deus. E Jesus admira-se por esta resposta de fé tão grande e diz-lhe: 'Faça-se como desejas' (v. 28)
Queridos amigos, também nós somos chamados a crescer na fé, a abrir-nos e receber com liberdade o dom de Deus, a ter confiança e bradar a Jesus: 'dá-nos fé, ajuda-nos a encontrar o caminho!'"
(Papa Bento XVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário