sexta-feira, 8 de junho de 2018

Catequese diária #581

8 de junho de 2018.

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 19,31-37)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
31Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz.
32Os soldados foram e quebraram as pernas de um e, depois, do outro que foram crucificados com Jesus. 33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
35Aquele que viu, dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. 36Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: “Não quebrarão nenhum dos seus ossos”. 37E outra Escritura ainda diz: Olharão para aquele que transpassaram”.
SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

"Eis o Coração que tanto amou os homens, que nunca se poupou, até se esgotar e se consumir para lhes demonstrar o Seu amor. 
E como reconhecimento eu só recebo da maior parte dos homens ingratidões, pelas suas irreverências e seus sacrilégios, e pelas friezas e os desprezos que têm para comigo neste sacramento de amor (Eucaristia)." 
(Jesus a Santa Margarida Maria)
Façamos penitência em reparação ao Sagrado Coração pelos pecados cometidos, nossos e de todo o mundo.
Ato de reparação do Papa Pio XI:

Indulgência plenária na Solenidade do Sagrado Coração:


Hoje, especialmente, rezemos pelos nossos sacerdotes, bispos, e pelo Papa!

Terço pelos sacerdotes:
Oração pela santificação dos sacerdotes, de Santa Teresinha:
De onde procede a devoção ao Sagrado Coração de Jesus?
Ladainha do Sagrado Coração:
Santo do dia: São Maximino de Aix.
Beata Maria do Divino Coração.

São Clodolfo de Metz.
São Guilherme de York.
Beato João Davy.
Beato Nicolau de Gesturi.

Beata Maria Teresa Chiramel.

São Medardo.

São Tiago Berthieu.

A festa do Sagrado Coração recorda-nos que Deus nos amou primeiro: Ele nos espera sempre para nos acolher no seu Coração, no seu amor.

Peçamos ao Senhor que nos dê sempre bons pastores: homens trabalhadores, de oração, próximos ao povo de Deus.

"O amor é como a mão da alma. Enquanto segura uma coisa não pode pegar outra. Por isso, quem ama o mundo não pode amar a Deus. Está com a mão ocupada." - Santo Agostinho

"O coração do meu dulcíssimo Jesus morreu porque foi ferido; uma ferida de amor invadiu o coração de Jesus nosso Esposo, invadiu-o uma morte de amor. Para quê segunda morte? Mas «forte como a morte é o amor» (Cant 8,6); mais ainda, ele é na verdade mais forte que a própria morte."
(São Boaventura)

"Foi o amor divino que levou a segunda Pessoa da Santíssima Trindade - o Verbo, o Filho de Deus Pai - a assumir a nossa carne, isto é, a nossa condição humana, à exceção do pecado. E o Verbo, a Palavra de Deus, é Verbum spirans amorem, é a Palavra da qual procede o Amor.
O Amor revela-se-nos através da Encarnação, desse caminhar redentor de Jesus Cristo pela nossa terra, até ao sacrifício supremo da Cruz. E, na Cruz, manifesta-se por meio de um novo sinal: Um dos soldados abriu o lado de Jesus com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água. Água e sangue de Jesus, que nos falam de uma entrega realizada até ao último extremo, até ao consummatum est , ao “tudo está consumado”, por amor."
(São Josemaría Escrivá)


Divino Coração de Jesus, que tanto nos amais, fazei que eu Vos ame sempre e cada vez mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário