terça-feira, 19 de junho de 2018

Catequese diária #592

19 de junho de 2018.

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 5,43-48)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos.
46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.
Santo do dia: São Gervásio e São Protásio.

Beato Gerlando de Caltagirone.
Beatos mártires Sebastião Newdigate, Hunfredo Middlemore e Guilherme Exmew.



Beata Helena Aiello.
Santa Juliana Falconieri.

São Lamberto de Saragoça.

Beata Miquelina de Pêsaro.

São Romualdo.

Beato Tomás Woodhouse.
Santa Quildomarca de Fécamp.
A escolha de seguir Cristo favorece a edificação de uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais humana, segundo o coração de Deus.
"«Ouvistes que foi dito: "Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo"». Com efeito, a Lei exigia o amor ao próximo, mas permitia odiar o inimigo. A fé, pelo contrário, prescreve o amor aos inimigos e, através do sentimento universal da caridade, destrói os movimentos de violência que há no espírito do homem, não apenas impedindo a cólera de se vingar, mas apaziguando-a até nos fazer amar aquele que não tem razão." 
(Santo Hilário)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Nós, os filhos de Deus, forjamo-nos na prática desse mandamento novo, aprendemos na Igreja a servir e a não ser servidos e encontramo-nos com forças para amar a humanidade de um modo novo, que todos reconhecerão como fruto da graça de Cristo. O nosso amor não se confunde com uma atitude sentimental, nem com a simples camaradagem, nem com o afã pouco claro de ajudar os outros para demonstrarmos a nós mesmos que somos superiores. O nosso amor exprime-se em conviver com o próximo, em venerar – insisto – a imagem de Deus que há em cada homem, procurando que também ele a contemple, para que saiba dirigir-se a Cristo."
(São Josemaría Escrivá)
http://opusdei.org/pt-pt/dailytext/amar-os-nossos-inimigos/

Amar os inimigos é para quem vive pelo Espírito Santo (Mons. Jonas Abib):

https://padrejonas.cancaonova.com/informativos/artigos/amar-os-inimigos-e-para-quem-vive-pelo-espirito-santo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário