domingo, 16 de fevereiro de 2020

Catequese diária - 16/02/2020

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (forma breve: Mt 5,20-22a.27-28.33-34a.37 – forma longa: Mt 5,17-37)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.

21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’.22aEu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo.

27Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’.28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.

33Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas `cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’.34aEu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum. 37Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’, e o vosso ‘não’: ‘Não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.

Santo do dia: Santo Onésimo.

Santa Filipa Mareri.


Di www.enrosadira.it, Pubblico dominio, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17187975

Beato José Allamano.

Beato Mariano Arciero.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

No #EvangelhodeHoje (Mt 5, 17-37), Jesus nos encoraja a passar de uma obediência formal da Lei a uma obediência substancial, acolhendo a Lei no coração. Do coração partem as ações boas e más.

"Escutai, pois, cristãos, escutai, filhos de Deus, escutai, herdeiros de Deus, co-herdeiros de Cristo! Se quereis possuir a herança do vosso Pai, pagai a vossa dívida de amor, não só aos vossos amigos, mas também aos vossos inimigos. A ninguém recuseis este amor, que é o tesouro comum de todos os homens de boa vontade. Possuí-o, pois, todos juntos e, a fim de o aumentar, dai-o tanto aos maus como aos bons. Porque este bem, que apenas pode ser possuído em conjunto, não é da terra mas do céu; e a parte de um jamais reduz a parte de outro."
(São Fulgêncio de Ruspas)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/eu-porem-digo-vos-amai-os-vossos-inimigos-sao-fulgencio-de-ruspas-467-532-bispo-no-norte-de-africa/

"O cristão deve, pois, viver segundo a vida de Cristo, tornando seus os sentimentos de Cristo, de tal modo que possa exclamar com S. Paulo: 'Não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim' (Gal 12,20)."
(São Josemaría Escrivá)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/meu-pai-o-amara-nos-viremos-a-ele-e-faremos-nele-a-nossa-morada-sao-josemaria-escriva-de-balaguer-1902-1975-presbitero-fundador/

"Mas interroguemo-nos: que sentido têm estas Dez Palavras para nós, no atual contexto cultural, no qual secularismo e relativismo correm o risco de se tornar os critérios de cada escolha e nesta nossa sociedade que parece viver como se Deus não existisse? Nós respondemos que Deus nos concedeu os Mandamentos para nos educar para a verdadeira liberdade e para o amor autêntico, a fim de podermos ser verdadeiramente felizes. Eles são um sinal do amor de Deus Pai, do seu desejo de nos ensinar o discernimento reto entre o bem e o mal, o verdadeiro e o falso, o justo e o injusto. Eles são compreensíveis por todos, e precisamente porque estabelecem os valores fundamentais em normas e regras concretas, pondo-os em prática o homem pode percorrer o caminho da verdadeira liberdade, que o consolida no caminho que leva à vida e à felicidade. Ao contrário, quando na sua existência o homem ignora os Mandamentos, não apenas se aliena de Deus e abandona a aliança com Ele, mas afasta-se também da vida e da felicidade duradoura. O homem deixado a si mesmo, indiferente em relação a Deus, orgulhoso da própria autonomia absoluta, acaba por seguir os ídolos do egoísmo, do poder e do domínio, poluindo os relacionamentos consigo mesmo e com os outros, e percorrendo sendas não de vida, mas de morte. As tristes experiências da história, sobretudo do século passado, permanecem uma admoestação para toda a humanidade."
(Papa Bento XVI)

https://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/messages/pont-messages/2012/documents/hf_ben-xvi_mes_20120908_10piazze-10comandamenti.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário