sábado, 22 de fevereiro de 2020

Catequese diária - 22/02/2020

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 16,13-19)

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

FESTA DA CÁTEDRA DE SÃO PEDRO



By Sergey Smirnov - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4038641

Santo do dia: Santa Margarida de Cortona.


Por Medan - http://it.wikipedia.org/wiki/Immagine:G._Traversi_-_Margherita_da_Cortona.JPG, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2924353

Beata Maria de Jesus (Emilia d’Oultremont d’Hooghvorst).


By N.N. - http://www.santiebeati.it/immagini/?mode=view&album=92541&pic=92541.JPG&dispsize=Original&start=0, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11833658

Beato Diogo Carvalho.

Papa Francisco
@Pontifex_pt


Na festa da #CátedradeSãoPedro, vamos dar graças a Deus pela missão confiada ao apóstolo Pedro e aos seus sucessores, para reunir o povo de todas as nações e guiá-lo no caminho da salvação.

"Dos lábios de Simão Pedro saem palavras maiores do que ele, palavras que não vêm das suas capacidades naturais. Talvez ele não tenha frequentado a escola primária, e é capaz de proferir estas palavras, mais fortes do que ele! Mas são inspiradas pelo Pai celeste (cf. v. 17), o qual revela ao primeiro dos Doze a verdadeira identidade de Jesus: Ele é o Messias, o Filho enviado por Deus para salvar a humanidade. E desta resposta, Jesus compreende que, graças à fé doada pelo Pai, há uma base sólida sobre a qual pode construir a sua comunidade, a sua Igreja."
(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2017/documents/papa-francesco_angelus_20170827.html

"A tarefa de Pedro é presidir a esta comunhão universal; mantê-la presente no mundo como unidade também visível, encarnada. Ele, juntamente com toda a Igreja de Roma, deve como diz Santo Inácio de Antioquia presidir à caridade: presidir à comunidade daquele amor que provém de Cristo e, sempre de novo, ultrapassa os limites do privado para levar o amor de Cristo até aos confins da terra."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2006/documents/hf_ben-xvi_hom_20060629_sts-peter-paul.html

"O amor ao Romano Pontífice há de ser em nós uma formosa paixão, porque nele vemos Cristo. Se cultivarmos a intimidade com o Senhor por meio da oração, caminharemos com um olhar desanuviado que nos permitirá distinguir, mesmo nos acontecimentos que às vezes não compreendemos ou que nos causam pranto ou dor, a ação do Espírito Santo."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/cadeira-de-sao-pedro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário