domingo, 24 de novembro de 2019

Catequese diária - 24/11/2019

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 23,35-43)

Naquele tempo, 35os chefes zombavam de Jesus dizendo: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!”

36Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, 37e diziam: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!”

38Acima dele havia um letreiro: “Este é o Rei dos Judeus”.

39Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!”

40Mas o outro o repreendeu, dizendo: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? 41Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”. 42E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado”. 43Jesus lhe respondeu: “Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”.

SOLENIDADE DE CRISTO REI DO UNIVERSO


By Jwh at Wikipedia Luxembourg, CC BY-SA 3.0 lu, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=51066440

Santo do dia: Santos André Dung-Lac e companheiros mártires.


By Nheyob (cropped by Rabanus Flavus) - File:Saint Paul Catholic Church (Westerville, Ohio) - stained glass, arcade, Saint Andrew Dung Lac.jpg, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=45215946

Santas Flora e Maria de Córdova.

Santo Alberto de Lovaina.

Beata Maria Ana Sala.

Padre Donizetti Tavares foi beatificado ontem:

https://noticias.cancaonova.com/brasil/igreja-no-brasil-ganha-novo-beato-padre-donizetti-tavares/

Papa Francisco
@Pontifex_pt


A paz não passa dum «som de palavras», se não se fundar na verdade, se não se construir segundo a justiça, se não se animar e consumar no amor, e se não se realizar na liberdade. #Hiroshima #ViagemApostólica

Papa Francisco
@Pontifex_pt


O Reino dos Céus é a nossa meta comum; uma meta que não pode ser só para amanhã, mas imploramo-la e começamos a vivê-la hoje. #EvangelhoDeHoje #ViagemApostólica

"Pedimo-lo todos os dias: venha a nós o vosso Reino, Senhor. E, ao fazê-lo, queremos também que a nossa vida e as nossas ações se tornem um louvor. Se a nossa missão como discípulos missionários é ser testemunhas e arautos do que virá, ela não nos permite resignar-nos perante o mal e com os males, mas impele-nos a ser fermento do seu Reino onde quer que estejamos: em família, no trabalho, na sociedade; impele-nos a ser uma pequena abertura pela qual o Espírito continua a soprar esperança entre os povos."
(Papa Francisco)

https://www.acidigital.com/noticias/homilia-do-papa-francisco-na-missa-de-nagasaki-no-japao-24440

"Mas em que consiste o 'poder' de Jesus Cristo Rei? Não é o dos reis e dos grandes deste mundo; é o poder divino de dar a vida eterna, de libertar do mal, de derrotar o domínio da morte. É o poder do Amor, que do mal sabe obter o bem, enternecer um coração endurecido, levar paz ao conflito mais áspero, acender a esperança na escuridão mais cerrada. Este  Reino da Graça nunca se impõe, e respeita sempre a nossa liberdade. Cristo veio para 'dar testemunho da verdade' (Jo 18, 37) – como declarou diante de Pilatos –:  quem acolhe o seu testemunho, coloca-se sob a sua 'bandeira', segundo a imagem querida a Santo Inácio de Loyola. Portanto, torna-se necessária – sem dúvida – para cada consciência uma opção:  quem quero seguir? Deus ou o maligno? A verdade ou a mentira?"
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2009/documents/hf_ben-xvi_ang_20091122.html

"Se pretendemos que Cristo reine, temos que ser coerentes, começando por entregar-lhe o nosso coração. Se não o fizermos, falar do reinado de Cristo será palavreado sem substância cristã, manifestação externa de uma fé inexistente, manejo fraudulento do nome de Deus para barganhas humanas."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/cristo-rei-homilia-de-s-josemaria-em-audio/

"Jamais rei algum permitiria, ao entrar soberanamente na cidade do seu reino, que um ladrão ou qualquer outro súbdito se sentasse a seu lado. Mas Cristo fê-lo: ao entrar na sua santa pátria, levou consigo um ladrão. Agindo deste modo […], não a desonra com a presença de um ladrão; bem pelo contrário, honra o Paraíso, porque é uma glória para o Paraíso que o seu Senhor torne um ladrão digno das delícias que ali se saboreiam."
(São João Crisóstomo)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário