quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Catequese diária - 7/11/2019

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 15,1-10)

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.

3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.

8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.

Santo do dia: São Vilibrordo.


São Vicente Grossi.


By Lord Sidious 82 - Taken in Rome via camera., CC BY-SA 3.0, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=48287853

Santo Engelberto de Colônia.

São Lázaro, o Estilita.

Beato Antônio Baldinucci.


By Unknown - http://santiebeati.it/immagini/?mode=view&album=90402&pic=90402A.JPG&dispsize=Original&start=0, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1783531

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A esperança cristã, alimentada pela luz de Cristo, faz resplandecer a ressurreição e a vida mesmo nas noites mais escuras do mundo.

"Dor de amor, pois, e —na intimidade dessa dor e dessa humildade— atrever-nos-emos a dizer ao Senhor que há também na nossa vida muito amor. Que, se foi real a falta, real é o amor que Ele mesmo põe em nós, que nos permite servi-Lo com toda a força dos nossos corações. Dizei frequentemente, como jaculatória, o ato de contrição de Pedro, depois das negações: Domine, tu omnia nosti; tu scis, quia amo te! (Jo 21,17)"
(São Josemaría Escrivá)

*(Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo!)

https://opusdei.org/pt-br/article/conversao-contricao-amor/

"Procura, Senhor, a moeda de prata caída,
tua imagem perdida (Gn 1,26),
que enterrei no vício do pecado
e na lama fétida."
(São Narsés de Snorhali)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Portanto, Ele explicou, com a sua linguagem característica, que Deus não quer que se perca sequer um dos seus filhos e a sua alma transborda de alegria quando um pecador se converte. A verdadeira religião consiste portanto no entrar em sintonia com este Coração 'rico de misericórdia', que nos pede para amar a todos, mesmo os distantes e os inimigos, imitando o Pai celeste que respeita a liberdade de cada um e atrai todos a si com a força invencível da sua fidelidade."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2007/documents/hf_ben-xvi_ang_20070916.html

"E os cristãos? Não devemos viver fechados, porque teremos em nós o mau cheiro dos lugares fechados. Nunca! Devemos sair, sem nos fecharmos em nós mesmos, nas pequenas comunidades, na paróquia, considerando-nos 'justos'. Isto acontece quando falta o impulso missionário que nos leva ao encontro dos outros. Na visão de Jesus, não existem ovelhas perdidas definitivamente, mas só ovelhas que devem ser encontradas. Devemos compreender bem isto: para Deus ninguém está definitivamente perdido. Nunca! Deus procura-nos até ao último instante."
(Papa Francisco)

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/audiences/2016/documents/papa-francesco_20160504_udienza-generale.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário