domingo, 13 de junho de 2021

Catequese diária - 13/06/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mc 4,26-34)

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.

30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.

33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

Santo do dia: Santo Antônio.


By Zarzadetajo2 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=65374644

Beato Geraldo de Claraval.

Beata Mariana Biernacka.


By Unknown author - Picture taken in the 30's year, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10518715

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Estou particularmente próximo da população do Tigray, na Etiópia, atingida por uma grave crise humanitária. #RezemosJuntos para que cessem as violências, seja garantida a todos a assistência alimentar e sanitária e seja restabelecida o mais breve possível a harmonia social.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A semente de nossas boas obras pode parecer pequena; no entanto, tudo o que é bom pertence a Deus e, portanto, humilde e lentamente dá frutos. O bem sempre cresce de forma humilde, oculta, muitas vezes invisível. #EvangelhoDeHoje

"É viva a Palavra quando são as obras que falam."
(Santo Antônio)

"Cristo semeou, pois, o grão de mostarda no seu jardim. A semente criou raízes quando Ele prometeu o seu Reino aos patriarcas, germinou com os profetas, cresceu com os apóstolos e tornou-se a árvore imensa que estende os seus longos ramos sobre a Igreja, e lhe prodiga os seus dons."
(São Pedro Crisólogo)


"A perfeição do reino - o juízo definitivo de salvação ou de condenação - não se dará na Terra. Agora o reino é como uma semente, como o crescimento do grão de mostarda. O seu fim será como a rede que apanhava toda a espécie de peixes, donde - depois de trazida para a areia - serão extraídos, para destinos diferentes, os que praticaram a justiça e os que fizeram a iniquidade."
(São Josemaría Escrivá)


"Compreendo a tua impaciência santa, mas ao mesmo tempo tens de considerar que alguns necessitam de pensar muito, que outros irão correspondendo com o tempo... Aguarda-os de braços abertos; condimenta a tua impaciência santa com oração e mortificação abundantes. Virão mais jovens e generosos; terão sacudido o seu aburguesamento; e serão mais valentes.
Como Deus espera por eles!"
(São Josemaría Escrivá)


"Não se trata de cumprir as tuas obrigações precipitadamente, mas de levá-las a cabo sem pausa, ao passo de Deus."
(São Josemaría Escrivá)


"E assim é o Reino de Deus: uma realidade humanamente pequena, formada por quantos são pobres no coração, por quem não confia na própria força, mas na força do amor de Deus, pelos que não são importantes aos olhos do mundo; e no entanto, é precisamente através deles que irrompe a força de Cristo e transforma aquilo que é aparentemente insignificante.
(...)
É o milagre do amor de Deus que faz germinar e crescer cada semente de bem espalhada na terra. E a experiência deste milagre de amor leva-nos a ser otimistas, apesar das dificuldades, dos sofrimentos e do mal que nós encontramos. A semente germina e cresce, porque é o amor de Deus que a faz crescer."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário