segunda-feira, 7 de junho de 2021

Catequese diária - 7/06/2021

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 5,1-12)

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:

3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.

5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.

12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

Santo do dia: Santo Antônio Maria Gianelli.


Por Davide Papalini - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=91167433

São Roberto de Newminster.

Beata Maria Teresa de Soubiran La Louvière.


Beata Ana de São Bartolomeu.


SANTA MISSA NA SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO


"Fez-me pensar a frase dura, mas exata, daquele homem de Deus, ao contemplar a arrogância daquela criatura; 'Veste-se com a mesma pele do diabo, a soberba'. E senti na alma, por contraste, o desejo sincero de me revestir da virtude que Jesus Cristo pregou 'quia mitis sum et humilis corde' -; e que atraiu o olhar da Trindade Santíssima sobre a sua Mãe e nossa Mãe: a humildade, o saber-nos e sentir-nos nada."
(São Josemaría Escrivá)


"Como quase todos os homens têm uma inclinação natural para o orgulho, o Senhor dá início às bem-aventuranças afastando esse mal e aconselhando-nos a imitarmos o verdadeiro pobre voluntário, que é verdadeiramente bem-aventurado, a fim de nos parecermos com Ele, segundo as nossas capacidades, por uma pobreza voluntária que nos permite participar da sua bem-aventurança. 'Tende em vós os mesmos sentimentos que Cristo Jesus', recomenda São Paulo. 'Ele, que era de condição divina, não prevaleceu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si próprio, assumindo a condição de escravo' (Fil 2,5-7)."
(São Gregório de Nissa)


"As Bem aventuranças contêm a 'carteira de identidade' do cristão – esta é a nossa carteira de identidade -, porque delineiam a face do próprio Jesus, o seu estilo de vida.
(...)
Mas o que quer dizer a palavra 'bem-aventurado'? Porque cada um das oito bem aventuranças começa com a palavra 'bem-aventurado'? O termo original não indica alguém que tem a barriga cheia ou que passa bem, mas é uma pessoa em uma condição de graça, que progride na graça de Deus e que progride no caminho de Deus: a paciência, a pobreza, o serviço aos outros, a consolação… Aqueles que progridem nestas coisas serão felizes e serão bem-aventurados.
Deus, para doar-se a nós, escolhe muitas vezes caminhos impensáveis, talvez aqueles dos nossos limites, das nossas lágrimas, das nossas derrotas. É a alegria pascal de que falam os irmãos orientais, aquela que tem as estigmas mas está viva, atravessou a morte e fez a experiência do poder de Deus. As bem-aventuranças nos levam à alegria, sempre; são o caminho para alcançar a alegria."
(Papa Francisco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário