sábado, 19 de junho de 2021

Catequese diária - 19/06/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 6,24-34)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

25Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros?

27Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?

31Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir? 32Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 33Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas”.

Santo do dia: São Romualdo de Ravena.


By Rijksmuseum - http://hdl.handle.net/10934/RM0001.COLLECT.165238, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=84987661

Santa Juliana Falconieri.


Beata Helena Aiello.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Deus sabe que a única maneira de nos salvar, de nos curar por dentro, é amar-nos. Sabe que só melhoramos acolhendo o seu amor incansável, que não muda, mas muda-nos a nós.

"De fato, a fé na Providência não dispensa da luta cansativa por uma vida digna, mas livre da fadiga pelos objetos e do receio do futuro. (...) É precisamente a relação com Deus Pai que dá sentido a toda a vida de Cristo, às suas palavras, aos seus gestos de salvação, até à sua paixão, morte e ressurreição. Jesus demonstrou-nos o que significa viver com os pés bem firmes no chão, atentos às situações concretas do próximo, e ao mesmo tempo tendo sempre o coração no Céu, imerso na misericórdia de Deus."
(Papa Bento XVI)


"Foi com esse amor sem começo que Ele nos criou e é com esse mesmo amor que zela por nós, nunca permitindo que sejamos feridos a ponto de perdermos a nossa beatitude. Por isso, quando, no Juízo Final, todos subirmos ao Céu, veremos claramente em Deus os segredos que agora nos estão ocultos. E ninguém se sentirá tentado a dizer: 'Senhor, que pena que as coisas não tenham corrido doutra maneira'; mas diremos todos a uma só voz: 'Bendito sejas, Senhor, pois tudo foi para bem, tudo se realizou segundo a ordem que definiras antes do começo do mundo'."
(Juliana de Norwich)


"Quando alguém centra a sua felicidade exclusivamente nas coisas daqui de baixo - tenho testemunhado verdadeiras tragédias -, perverte o seu uso racional e destrói a ordem sabiamente estabelecida pelo Criador. O coração fica triste e insatisfeito; penetra por caminhos de um eterno descontentamento e acaba escravizado já aqui na terra, convertendo-se em vítima desses mesmos bens que talvez tenha conseguido à custa de esforços e renúncias sem número. Mas, sobretudo, recomendo-vos que não esqueçais nunca que Deus não tem cabida, não habita num coração enlodado num amor sem ordem, tosco, vão."
(São Josemaría Escrivá)


"Se quereis agir a toda a hora como senhores de vós mesmos, aconselho-vos a pôr um empenho muito grande em estar desprendidos de tudo, sem medo, sem temores nem receios. Depois, ao atenderdes e ao cumprirdes as obrigações pessoais, familiares..., empregai os meios terrenos honestos com retidão, pensando no serviço a Deus, à Igreja, aos vossos, à vossa tarefa profissional, ao vosso país, à humanidade inteira."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário