quarta-feira, 16 de junho de 2021

Catequese diária - 16/6/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

Santo do dia: Santa Julita e São Ciro.


Por Marbregal - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5769335

Beato Donizetti Tavares de Lima.

Beata Maria Teresa (Ana Maria Catarina Scherer).


By Andreas Faessler - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35648357

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Nossas orações acontecem e se completam quando intercedemos pelos outros e cuidamos de suas preocupações e necessidades. A #oração não nos separa e não nos isola de ninguém, porque é amor por todos. #AudiênciaGeral

"A justiça que se expõe aos olhos dos homens não pode esperar do Pai um salário divino: quis ser vista e foi vista; quis agradar aos homens e agradou-lhes. Já tem o salário que pretendia; não terá a recompensa que não quis ter."
(São Pedro Crisólogo)


"Motivos para a penitência? Desagravo, reparação, petição, ação de graças; meio para progredir...; por ti, por mim, pelos outros, pela tua família, pelo teu país, pela Igreja... E mil motivos mais."
(São Josemaría Escrivá)


"Quando se realiza algo de bom, quase instintivamente nasce em nós o desejo de ser estimados e admirados por esta boa ação, para obter uma satisfação. Jesus nos convida a realizar estas obras sem ostentação alguma e a confiar unicamente na recompensa do Pai 'que vê no segredo' (Mt 6,4.6.18)."
(Papa Francisco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário