sexta-feira, 4 de junho de 2021

Catequese diária - 4/06/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 12,35-37)

Naquele tempo, 35Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? 36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. 37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?” E uma grande multidão o escutava com prazer.

Santo do dia: São Francisco Caracciolo.


São Filippo Smaldone.


Beato Francisco Pianzola.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Que neste mês de junho, dedicado de uma forma especial ao Coração de Cristo, possamos repetir uma oração simples: “Jesus, faz com que o meu coração se assemelhe ao teu”. Assim, também o nosso coração, pouco a pouco, se tornará mais paciente, mais generoso, mais misericordioso.

"Mas Jesus não é só filho de Davi, senão também Senhor. Jesus o afirma solenemente ao citar o Salmo davídico 110, cita incompreensível para os judeus: pois resulta impossível que o filho de Davi seja 'Senhor' de seu pai. São Pedro, testemunha da ressurreição de Jesus, viu claramente que Jesus tinha sido constituído 'Senhor de Davi', porque 'Davi morreu e foi sepultado, seu sepulcro ainda se conserva entre nós (...). A este Jesus Deus o tem ressuscitado, e disso somos testemunha todos nós' (Ac 2,14)."
(Padre Josep Laplana)


"Quem é semelhante a Ti, meu Senhor Jesus Cristo, meu doce amor, imenso e grandioso, que atendes às coisas mais humildes (cf Sl 112,6)? Quem entre os deuses é como Tu, ó Senhor (cf Ex 15,11), Tu que escolheste as coisas fracas deste mundo (cf 1Cor 1,27)? Quem é como Tu, que fizeste os céus e a Terra [...], e tens as tuas delícias com os filhos dos homens (cf Prov 8,31)? Como é a tua grandeza, ó Rei dos reis e Senhor dos senhores (1Tim 6,15), Tu que comandas os astros e aproximas o teu coração do homem (cf Job 7,17)?"
(Santa Gertrudes de Helfta)


"Queridos amigos o reino de Deus não é uma questão de honras e de aparências mas, como escreve São Paulo, é 'justiça, paz e alegria no Espírito Santo' (Rm 14, 17). Ao Senhor está a peito o nosso bem, ou seja, que cada homem tenha vida, e que especialmente os seus filhos mais 'pequeninos' possam aceder ao banquete que ele preparou para todos. Por isso, não sabe o que fazer com aquelas formas hipócritas de quem diz 'Senhor, Senhor' e depois descuida os seus mandamentos (cf. Mt 7, 21). No seu reino eterno, Deus acolhe quantos se esforçam todos os dias para pôr em prática a sua Palavra. Por isso a Virgem Maria, a mais humilde de todas as criaturas, é a maior aos seus olhos e está sentada como Rainha à direita de Cristo-Rei. Queremos recomendar-nos à sua celeste intercessão mais uma vez com confiança filial, para poder realizar a nossa missão cristã no mundo."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário