segunda-feira, 12 de julho de 2021

Catequese diária - 12/07/2021

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 10,34–11,1)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10,34“Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra.

36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.

39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo.

42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.

Santo do dia: São Luís e Santa Zélia Martin.



Por unidentified photographer - http://www.ouest-france.fr/actu/actuDet_-Les-parents-de-Therese-de-Lisieux-beatifies-_3636-725020_actu.Htm, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8336949

São João Gualberto.


Por O autor não foi fornecido de forma legível por computadores. Presume-se que seja Sailko (com base nos direitos de autor reivindicados). - A fonte não foi fornecida de forma legível por computadores. Presume-se que seja obra própria (com base nos direitos de autor reivindicados)., CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=947326

São Leão I de Cava.


São Clemente Inácio Delgado Cebrián.

"Quando enviou o seu Filho, o desígnio de Deus era salvar os homens. E a missão que Ele trazia era a de estabelecer a paz no Céu e na Terra. Então, porque não há paz? Por causa da fraqueza daqueles que não receberam o brilho da luz verdadeira (cf Jo 1,9-10). Cristo proclama a paz, como também diz o apóstolo Paulo: 'Ele é a nossa paz' (Ef 2,14); mas esta paz é só para aqueles que nele creem e O recebem.
Uma jovem converte-se, mas seu pai continua pagão […]: 'que parte pode ter o fiel com o infiel?' (2Cor 6,15). Um jovem converte-se, mas seu pai mantém-se incrédulo […]: a paz é proclamada, mas não se estabelece."
(Eusebio de Cesareia)


"O cume? Para uma alma que se entrega, tudo se converte em cume por alcançar: cada dia descobre novas metas, porque nem sabe nem quer pôr limites ao Amor de Deus."
(São Josemaría Escrivá)


"Provavelmente nós não somos chamados ao martírio, mas nenhum de nós está excluído da chamada divina à santidade, a viver a medida alta da existência cristã, e isto exige que tomemos todos os dias a cruz sobre nós mesmos. Todos nós, sobretudo no nosso tempo, em que parecem prevalecer o egoísmo e o individualismo, temos o dever de assumir como compromisso primário e fundamental, o de crescer cada dia num amor maior a Deus e aos irmãos, para mudar a nossa vida e assim transformar também a vida do nosso mundo. Por intercessão dos Santos e dos Mártires, peçamos ao Senhor que inflame o nosso coração, para sermos capazes de amar como Ele amou cada um de nós."
(Papa Bento XVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário