sexta-feira, 30 de julho de 2021

Catequese diária - 30/07/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 13,54-58)

Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.

Santo do dia: São Pedro Crisólogo.


Santa Maria de Jesus Sacramentado (Maria Natividade Venegas de la Torre).


By Anonymous, no author disclosure - http://ssvmusa.org/index.php/convents/st-maria-de-jesus/, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=57391452

Santa Godeleva da Bélgica.


By PMRMaeyaert - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=106597024

Beata Maria Vicenta de Santa Doroteia.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

No #DiaMundialContraoTráficoHumano, convido todos a trabalhar juntos para transformar a economia do tráfico em uma economia do cuidado. #CareAgainstTrafficking #EndHumanTrafficking #TalithaKum

"Com efeito, o homem Jesus de Nazaré é a transparência de Deus, n’Ele Deus habita plenamente. E enquanto nós procuramos sempre outros sinais, outros prodígios, não nos apercebemos de que o verdadeiro Sinal é Ele, Deus feito carne, é Ele o maior milagre do universo: todo o amor de Deus contido num coração humano, num rosto de homem."
(Papa Bento XVI)


"No realismo de Jesus, no seu espírito de observação, no seu modo de se sentar à mesa e de partir o pão, no seu gosto por falar dum modo concreto tomando como exemplo as coisas da vida corrente, reflete-se o que foi a infância e a juventude de Jesus, e portanto a sua convivência com José. Não é possível desconhecer a sublimidade do mistério. Esse Jesus que é homem, que fala com o sotaque de uma determinada região de Israel, que Se parece com um artesão chamado José, é o Filho de Deus."
(São Josemaría Escrivá)


"Podemos dizer que eles conhecem Jesus, mas não o reconhecem. Efetivamente, há diferença entre conhecer e reconhecer: podemos saber várias coisas sobre uma pessoa, formar uma ideia, confiar no que os outros dizem sobre ela, talvez de vez em quando encontrá-la no bairro, mas tudo isso não é suficiente. Trata-se de um conhecer superficial, que não reconhece a unicidade dessa pessoa. É um risco que todos nós corremos: achamos que sabemos tanto sobre uma pessoa, rotulamo-la e a restringimos em nossos preconceitos."
"Mas sem abertura à novidade e às surpresas de Deus, sem admiração, a fé se torna uma ladainha cansada que lentamente se extingue."
(Papa Francisco)


"Escuta Deus a pedir noutra passagem: 'Meu povo, que te fiz Eu, em que te contristei?' (Mq 6,3) Pois Ele diz: 'Se não reconheceis a minha divindade, reconhecereis a minha carne'. 'Vede, vede em Mim o vosso corpo, os vossos membros, as vossas entranhas, os vossos ossos, o vosso sangue! E se temeis o que é de Deus, porque não amais o que é vosso? Se fugis do Senhor, porque não correis para o Pai?'. 'A enormidade da Paixão de meu Filho, por vós causada, poderá cobrir-vos de confusão. Não tenhais medo!' (...) Não perco o meu sangue, derramo-o para resgatar o vosso. Vinde, pois, voltai, reconhecei em Mim um Pai que paga o mal com o bem, a injustiça com o amor, e estas feridas com enorme ternura'."
(São Pedro Crisólogo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário