domingo, 4 de julho de 2021

Catequese diária - 4/07/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 16,13-19)

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. 

SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Santo do dia: Santa Isabel de Portugal.


Santo André de Creta.


By Uoaei1 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=46650206

Beato Pier Giorgio Frassati.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Como os conterrâneos de Jesus, corremos o risco de não reconhecê-lo. Um deus abstrato e distante, que não se envolve nas situações, é mais cômodo. Em vez disso, Deus se encarnou: humilde, terno, escondido, aproxima-se de nós vivendo a normalidade de nossa vida cotidiana.

O Papa na Policlínica Gemelli para intervenção cirúrgica programada:

Francisco será submetido a uma intervenção cirúrgica programada para uma estenose diverticular do cólon

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-07/papa-internamento-policlinica-gemelli-cirurgia-programada.html

"A fé, porém, não é fruto do esforço do homem, da sua razão, mas é um dom de Deus: 'És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que está no Céu'. Tem a sua origem na iniciativa de Deus, que nos desvenda a sua intimidade e nos convida a participar da sua própria vida divina. A fé não se limita a proporcionar alguma informação sobre a identidade de Cristo, mas supõe uma relação pessoal com Ele, a adesão de toda a pessoa, com a sua inteligência, vontade e sentimentos, à manifestação que Deus faz de Si mesmo. Deste modo, a pergunta de Jesus: 'E vós, quem dizeis que Eu sou?', no fundo está impelindo os discípulos a tomarem uma decisão pessoal em relação a Ele. Fé e seguimento de Cristo estão intimamente relacionados."

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2011/documents/hf_ben-xvi_hom_20110821_xxvi-gmg-madrid.html

"Os que encontraram a Cristo não podem fechar-se no seu ambiente: triste coisa séria esse empequenecimento! Têm que abrir-se em leque para chegar a todas as almas. Cada um tem que criar - e alargar - um círculo de amigos, sobre o qual influa com o seu prestígio profissional, com a sua conduta, com a sua amizade, procurando que Cristo influa por meio desse prestígio profissional, dessa conduta, dessa amizade."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/sulco-ponto-193.htm

"O Evangelho de hoje recorda-nos que Jesus quis para a sua Igreja também um centro visível de comunhão em Pedro — também ele, não é uma grande pedra, é uma pedra pequenina, mas nas mãos de Jesus torna-se centro de comunhão — em Pedro e em quantos lhe teriam sucedido na mesma responsabilidade primacial, que desde as origens foram identificados nos Bispos de Roma, a cidade onde Pedro e Paulo deram o testemunho do sangue."

(Papa Francisco)

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2017/documents/papa-francesco_angelus_20170827.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário