sábado, 3 de julho de 2021

Catequese diária - 3/07/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 20,24-29)

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

Santo do dia: São Tomé, apóstolo.

Novena pelas almas do Purgatório:

https://espacojames.com.br/?cat=54&id=9238


Catequese do Papa Bento XVI sobre São Tomé:

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2006/documents/hf_ben-xvi_aud_20060927.html

"Com que humildade e com que simplicidade narram os evangelistas fatos que manifestam a fé fraca e vacilante dos Apóstolos!

- Para que tu e eu não percamos a esperança de chegar a ter a fé inamovível e forte que depois tiveram aqueles primeiros."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-581.htm

"Tomé, para acreditar, quis colocar seus dedos nas chagas: era um cabeça dura. Mas o Senhor escolheu precisamente um cabeça dura para nos fazer entender uma coisa tão nobre. Tomé viu o Senhor e foi convidado a colocar o dedo em suas chagas e não disse: é verdade: o Senhor ressuscitou. Mas, foi mais além e disse: ‘meu Senhor e meu Deus’. Assim, ele foi o primeiro dos discípulos a confessar a divindade de Cristo, depois da ressurreição. E o adorou."

(Papa Francisco)

https://www.acidigital.com/noticias/beijar-com-ternura-as-chagas-de-jesus-em-nossos-irmaos-alenta-o-papa-em-homilia-43592

"Com efeito, se Aquele que entrara estando as portas fechadas não pudesse mostrar-lhes que era realmente Ele, os discípulos poderiam pensar que se tratava de um espírito; ora, as chagas eram o sinal da sua Paixão.

(...)

 Tomé manifesta e proclama que não está ali apenas um corpo humano, mas que, pela Paixão do seu corpo de carne, Cristo é Deus e Senhor: Aquele que saiu vivo da morte e que ressuscitou nas suas chagas é verdadeiro Deus."

(São Pedro Crisólogo)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Photo by Mateus Campos Felipe on Unsplash

Nenhum comentário:

Postar um comentário