quinta-feira, 15 de julho de 2021

Catequese diária - 15/07/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mt 11,28-30)

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28 “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.

29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Santo do dia: São Boaventura.


By Andreas F. Borchert, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=22588847

São Pompílio Maria Pirroti.


Beata Ana Maria Javouhey.


By Unknown author - Les Sœurs de Saint Joseph de Cluny, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1798672

"Meu irmão, se queres sempre crescer em amor para com Deus e progredir na perfeição, medita a miúdo na Paixão de Jesus Cristo, conforme o conselho que te dá São Boaventura."
(Santo Afonso Maria de Ligório)


"Como na primeira e terceira bem-aventurança, a dos humildes ou pobres em espírito; e a dos mansos (cf. Mt 5, 3.5): a mansidão de Jesus. Portanto Jesus, 'manso e humilde', não é um modelo para os resignados nem simplesmente uma vítima, mas é o Homem que vive 'de coração'  esta condição em plena transparência ao amor do Pai, ou seja, ao Espírito Santo.
(...)
Eis o alívio: a alegria, a alegria que Jesus nos dá. É única, é a alegria que Ele mesmo sente. É uma mensagem para todos nós, para todos os homens de boa vontade, que Jesus ainda hoje dirige a um mundo que exalta aqueles que são ricos e poderosos."
(Papa Francisco)


"Experimentastes o caminho do mundo, experimentai agora o meu e, se não vos agradar, abandonai-o. Carregastes os fardos do mundo e vistes como são pesados; deixai-vos persuadir, tomai sobre vós o meu jugo, e aprendereis pela experiência que é suave e leve.
(...)
Experimentastes o vosso mundo: vinde experimentar o meu. Provastes a vossa riqueza: vinde provar a minha pobreza. A vossa riqueza é uma riqueza; a minha pobreza é a riqueza. O fato de a riqueza ser considerada uma riqueza não tem grande valor; o que é admirável e sublime é que a pobreza seja a riqueza e a humildade a grandeza."
(Filoxeno de Mabug, bispo)


"Jesus pede-nos para ir ter com Ele, que é a verdadeira sabedoria, com Ele que é 'manso e humilde de coração'; propõe 'o seu jugo', o caminho da sabedoria do Evangelho, que não é uma doutrina a aprender, nem uma proposta ética, mas uma Pessoa a seguir: Ele mesmo, o Filho Unigênito, em perfeita comunhão com o Pai."
(Papa Bento XVI)


"A humildade é outro bom caminho para chegar à paz interior. - Foi “Ele” que o disse: 'Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração..., e encontrareis paz para as vossas almas'."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário