terça-feira, 13 de julho de 2021

Catequese diária - 13/07/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 11,20-24)

Naquele tempo, 20Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido.

21“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza.

22Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. 23E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! 24Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!”

Santo do dia: Santa Teresa dos Andes.


Por Fotógrafo desconhecido - Desconhecido, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=477873

São Silas, companheiro de São Paulo.


Santo Esdras, profeta.


Santo Henrique II da Alemanha.


Santa Clélia Barbieri.


Beato Tiago de Varazze.


Beato Fernando Maria Baccilieri.

Beato Carlos Manuel Rodríguez Santiago.

"Como a morte chega de surpresa quando não se pensa que há uma eternidade depois dela!… O melhor é viver em paz com nosso Senhor, de modo que, se a morte chegar de repente, não nos surpreenda e aterrorize."
(Santa Teresa dos Andes)


"Cada um pense na própria vida. O que recebi do Senhor. Nasci numa sociedade cristã, conheci Jesus Cristo, conheci a salvação, fui educado, educada na fé. E com quanta facilidade me esqueço, e deixo passar Jesus."
"Outras pessoas que ouvem o anúncio de Jesus imediatamente se convertem e o seguem."
"Este hábito faz-nos mal, porque reduzimos o Evangelho a um fato social, sociológico, e não a uma relação pessoal com Jesus."
(Papa Francisco)


"Já sei que evitas os pecados mortais. - Queres salvar-te! - Mas não te preocupa esse contínuo cair deliberadamente em pecados veniais, ainda que sintas o chamado de Deus para te venceres em cada caso.
- É a tibieza que torna a tua vontade tão fraca."
(São Josemaría Escrivá)


"És tíbio se fazes preguiçosamente e de má vontade as coisas que se referem ao Senhor; se procuras com cálculo ou 'manha' o modo de diminuir os teus deveres; se só pensas em ti e na tua comodidade; se as tuas conversas são ociosas e vãs; se não aborreces o pecado venial; se ages por motivos humanos."
(São Josemaría Escrivá)


"O coração do homem apresenta-se pesado e endurecido. É preciso que Deus dê ao homem um coração novo (Ez 36,26ss). A conversão é, antes de tudo, uma obra da graça de Deus, que reconduz nossos corações a Ele: 'Converte-nos a Ti, Senhor, e converter-nos-emos' (Lam 5,21). Deus dá-nos força para começar de novo. Descobrindo a grandeza do amor de Deus, o nosso coração experimenta o horror e o peso do pecado, e começa a ter medo de ofender a Deus pelo mesmo pecado e de ser separado dele. O coração humano converte-se 'olhando para Aquele que foi traspassado pelos nossos pecados' (cf Zac 12,10; Jo 19,37)."
(Catecismo da Igreja Católica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário