sábado, 31 de julho de 2021

Catequese diária - 31/07/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 14,1-12)

1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”.

3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou para a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

Santo do dia: Santo Inácio de Loyola.



By Internet Archive Book Images - https://www.flickr.com/photos/internetarchivebookimages/14781274734/Source book page: https://archive.org/stream/historyofdevotio00xavi/historyofdevotio00xavi#page/n82/mode/1up, No restrictions, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=43937072

São Justino de Jacobis.


By Judgefloro - Own work, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=67055335

Beata Cecília Schelingová.


By Jerzy Opioła - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=27495953

Beato João Colombini.


By LigaDue - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=83665149

Novena pelas almas do Purgatório:



A estratégia do diabo para atrapalhar nosso caminho de santidade:


Primeiro a verdade, depois o amor e a misericórdia:

O amor e a misericórdia são belos, mas devem ser precedidos pela verdade. Não podemos nos esquecer de que servimos um Senhor que foi morto pelo que disse, embora ninguém tenha amado seus inimigos mais do que Ele.


Padre Paulo Ricardo
@padre_paulo

Santo Inácio de Loyola, nos “Exercícios Espirituais”, mostra-nos que, por mais que façamos coisas boas, honrosas e até virtuosas, se não as fizermos tendo Deus como razão e fim último, isto é, como o porquê de nossa existência, teremos uma vida fundamentalmente vazia.

"O homem é criado para louvar, prestar reverência e servir a Deus nosso Senhor e, mediante isto, salvar a sua alma; e as outras coisas sobre a face da terra são criadas para o homem, para que o ajudem a conseguir o fim para que é criado. Donde se segue que o homem tanto há de usar delas quanto o ajudam para o seu fim, e tanto deve deixar-se delas, quanto disso o impedem.
Pelo que, é necessário fazer-nos indiferentes a todas as coisas criadas, em tudo o que é concedido à liberdade do nosso livre arbítrio, e não lhe está proibido; de tal maneira que, da nossa parte, não queiramos mais saúde que doença, riqueza que pobreza, honra que desonra, vida longa que vida curta, e conseqüentemente em tudo o mais; mas somente desejemos e escolhamos o que mais nos conduz para o fim para que somos criados."
(Santo Inácio de Loyola)


"Sigamos o exemplo de João Batista, que, com sua coerência, cumpriu o seu dever, não importando o que lhe aconteceria depois. Ele não se deixou corromper e permaneceu fiel a Deus."
"Nunca devemos trair a nossa consciência, (devemos) permanecer na verdade mesmo que isso nos custe."
(Dom Odilo Scherer)


"Como vejo agora claramente que a 'santa desvergonha' tem a sua raiz, muito profunda, no Evangelho! - Cumpre a Vontade de Deus..., lembrando-te de Jesus difamado, de Jesus cuspido e esbofeteado, de Jesus levado aos tribunais de homenzinhos..., e de Jesus calado!! - Propósito: baixar a fronte diante dos ultrajes e - contando também com as humilhações que, sem dúvida, virão - prosseguir a tarefa divina, que o Amor Misericordioso de Nosso Senhor nos quis confiar."
(São Josemaría Escrivá)


"Quanto a nós, irmãos, é a sua humildade que nos é proposta como objeto de admiração, mas também de imitação. A humildade incitou-o a não querer passar por grande, quando podia tê-lo feito. […] De fato, este fiel 'amigo do Esposo (Jo 3,29), que amava o seu Senhor mais do que a si próprio, desejava 'diminuir' para que Ele pudesse 'crescer' (Jo 3,30), e quis tornar maior a glória de Cristo fazendo-se a si próprio mais pequeno. Deste modo, pôde exprimir com a sua conduta o que disse o apóstolo Paulo: 'Não nos pregamos a nós próprios, mas a Cristo Jesus, o Senhor' (2Cor 4,5)."
(Beato Guerric de Igny)


Nenhum comentário:

Postar um comentário