segunda-feira, 19 de julho de 2021

Catequese diária - 19/07/2021

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 12,38-42)

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.

40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.

42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.

Santo do dia: São Símaco, papa.


Santo Epafras.

Santa Macrina, a Jovem.


Santa Áurea de Córdova.

"Lavaram as suas manchas em torrentes de lágrimas,
adornaram a cidade com as suas orações,
e Nínive, convertida, agradou ao Pai misericordioso, 
apresentando de imediato a beleza do seu íntimo
Àquele que sonda os corações (Sl 7,10) […].
Assim, ungida com o óleo das boas obras e perfumada com o jejum,
foi restituída Àquele que a ama […] e Ele aceitou a sua contrição.
(...)
Ó Filho Unigênito, único Deus, que fazeis a vontade aos que Vos amam,
protegei-os na vossa misericórdia, […] como tivestes pena dos ninivitas, […]
e livrai do juízo todos os que hoje Vos dedicam o seu canto.
Dai-me o vosso perdão como prêmio da minha confissão […]
e, como não possuo obras dignas da vossa glória, 
ó Salvador, salvai-me ao menos pelas minhas palavras de contrição,
Vós que prezais o arrependimento."
(São Romano, o Melodista)


"Repara na tua conduta com vagar. Verás que estás cheio de erros, que te prejudicam a ti e talvez também aos que te rodeiam.
- Lembra-te, filho, que não são menos importantes os micróbios do que as feras. E tu cultivas esses erros, esses enganos - como se cultivam os micróbios no laboratório -, com a tua falta de humildade, com a tua falta de oração, com a tua falta de cumprimento do dever, com a tua falta de conhecimento próprio... E, depois, esses focos infectam o ambiente.
Precisas de um bom exame diário de consciência, que te conduza a propósitos concretos de melhora, por sentires verdadeira dor das tuas faltas, das tuas omissões e pecados."
(São Josemaría Escrivá)


"Aqueles que querem 'ver Jesus' hoje, talvez vindo de países e culturas onde o cristianismo é pouco conhecido, o que eles veem antes de tudo? Qual é o sinal mais comum que eles encontram? O crucifixo. Nas igrejas, nos lares dos cristãos, até mesmo usado em seu próprio corpo. O importante é que o sinal seja coerente com o Evangelho: a cruz não pode deixar de expressar o amor, o serviço, o dom de si sem reservas: só assim é verdadeiramente a 'árvore da vida', da vida superabundante."
(Papa Francisco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário