quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Catequese diária - 10/11/2022

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 17,20-25)

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.

22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.

Santo do dia: São Leão Magno, Papa.


By Oleografia Panigati e Meneghini Milano - This file was uploaded by Biblioteca comunale di Trento., CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=114362059

Santo André Avelino.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Os #Santos não provêm de um "mundo paralelo"; são crentes inseridos na quotidianidade feita de família, estudo, trabalho, vida social, econômica e política. Em todos estes contextos atuam sem medos cumprindo a vontade de Deus.

"Cristo virá junto de ti, mostrando-te a sua consolação, se Lhe tiveres preparado interiormente uma morada digna. Toda a sua glória e beleza são de dentro, e é aí que Ele Se compraz. Ele visita frequentemente o homem recolhido, e a sua conversa é doce, a sua consolação agradável, a sua paz imensa, o seu convívio admirável.
Vai, alma fiel, prepara o teu coração para este Esposo, para que Se digne vir a ti e em ti habitar. "
(Imitação de Cristo)


"Amar é ter o coração grande, sentir as preocupações dos que estão ao nosso lado, saber perdoar e compreender: sacrificar-se, com Jesus Cristo, por todas as almas. Se amarmos com o coração de Cristo, aprenderemos a servir, e defenderemos a verdade claramente e com amor. Para amar desse modo, é preciso que cada um extirpe da sua própria vida tudo o que estorva a vida de Cristo em nós: o apego à nossa comodidade, a tentação do egoísmo, a tendência para a exaltação pessoal. Só se reproduzirmos em nós a vida de Cristo, poderemos transmiti-la aos outros; só se experimentarmos a morte do grão de trigo, poderemos trabalhar nas entranhas da terra, transformá-la por dentro, torná-la fecunda."
(São Josemaria Escrivá)


"Ele tomou a natureza do escravo sem a mácula do pecado; Ele levantou a humanidade sem abaixar a divindade. Despojando-Se a Si mesmo (Fl 2,7), Aquele que era invisível tornou-Se visível; o Criador e Senhor de todas as coisas quis ser um mortal entre os outros mortais. Mas tudo isso foi um favor da sua misericórdia, e não uma derrota do seu poder. (...) Aquele que excede qualquer limite quis ser limitado como nós, Aquele que já existia antes da criação do tempo começou a existir no tempo, o Senhor do universo tomou a forma de servo (Fl 2,7), mergulhando na sombra a grandeza infinita da sua majestade.
O Deus incapaz de sofrimento não desdenhou ser um homem capaz de sofrer, e Aquele que é imortal, submeter-Se às leis da morte."
(São Leão Magno)



By Rodhullandemu - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=68933180

Nenhum comentário:

Postar um comentário