segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Catequese diária - 21/11/2022

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 12,46-50)

— Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus! (Lc 11,28)

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA


Por Eustache Le Sueur - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=153725

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Os mosteiros contemplativos, com o silêncio orante e no sacrifício escondido, amparam maternalmente a vida da Igreja. #ProOrantibus

Papa no dia dedicado aos mosteiros: um amparo maternal à Igreja

A Igreja celebra nesta segunda-feira, 21 de novembro, o Dia Mundial Pro Orantibus, um convite para se unir em oração por todas as comunidades de clausura. 


"Pergunta-te a ti mesmo, muitas vezes ao dia: - Estou fazendo neste momento o que devo fazer?"
(São Josemaria Escrivá)


"Não há melhor maneira de rezar do que colocar-se, como Maria, em atitude de abertura, de coração aberto a Deus: 'Senhor, o que Tu quiseres, quando Tu quiseres e como Tu quiseres!'. Ou seja, o coração aberto à vontade de Deus. E Deus responde sempre.
(...)
Com a oração, Maria acompanha toda a vida de Jesus, até à morte e ressurreição; e no final continua, e acompanha os primeiros passos da Igreja nascente (cf. At 1, 14)."
(Papa Francisco)


"Jesus formou uma nova família, já não baseada nos vínculos de sangue, mas na fé n’Ele, no seu amor que nos acolhe e nos une, no Espírito Santo. Todos aqueles que acolherem a palavra de Jesus são filhos de Deus e irmãos entre si. Acolher a palavra de Jesus torna-nos irmãos entre nós, faz de nós a família de Jesus.
(...)
Aquela resposta de Jesus não é uma falta de respeito para com a sua mãe e os seus familiares. Aliás, para Maria é o maior reconhecimento, pois precisamente ela é a discípula perfeita que obedeceu em tudo à vontade de Deus."
(Papa Francisco)



Por Lameiro - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=109808066

Nenhum comentário:

Postar um comentário