terça-feira, 22 de novembro de 2022

Catequese diária - 22/11/2022

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 21,5-11)

— Permanece fiel até a morte, e a coroa da vida eu te darei! (Ap 2,10c)

Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?”

8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”.

10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.

Santo do dia: Santa Cecília.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Cada vez que damos as mãos e abrimos o coração a Deus, encontramo-nos em companhia de santos anônimos e de santos reconhecidos que rezam conosco, e que intercedem por nós, como irmãos e irmãs mais velhos que passaram pela nossa mesma aventura humana. #Oração

"Mas qual será o verdadeiro sinal da sua vinda, não vá o poder do inimigo ousar simulá-lo a fim de nos perder? «Aparecerá então no céu o sinal do Filho do homem» (Mt 24, 30). Ora, o sinal verídico e próprio de Cristo é a cruz.
(...)
Para os inimigos da cruz, o sinal será o temor; mas, para os amigos, será a alegria, pois acreditaram nela e pregaram-na, ou sofreram por ela."
(São Cirilo de Jerusalém)


"Jesus tira a atenção destes aspectos secundários – quando será, como será – e a leva às verdadeiras questões. E são duas. Primeiro: não se deixar enganar por falsos messias e não deixar-se paralisar pelo medo. Segundo: viver o tempo de espera como tempo de testemunho e de perseverança. E nós estamos neste tempo de espera, de espera pela vinda do Senhor."
(Papa Francisco)


"Muitos preferem afastar-se, não O seguindo; preferem caminhar sem guia, não indo atrás dele, tomando um caminho novo; querem servir a Deus e adquirir a virtude, mas sem esforço. Estão enganados, porque Ele é o caminho. Esses não são fortes e perseverantes; à hora do combate, fraquejam e atiram as armas ao chão, as armas da oração humilde e continuada, da caridade ardente, o punhal da vontade, com o qual nos defendemos, e que tem dois gumes: o ódio ao vício e o amor à virtude; […] esses não alcançam a glória, mas a vergonha e a confusão, porque não seguem a doutrina do Verbo, mas afastam-se dela, seguindo um caminho que não é o dele."
(Santa Catarina de Sena)


Nenhum comentário:

Postar um comentário