terça-feira, 29 de novembro de 2022

Catequese diária - 29/11/2022

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 10,21-24)

— Eis que virá o nosso Deus com poder e majestade. E ele há de iluminar os olhos dos seus servos. (Sl 84,8)

21Naquele momento Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

Santo do dia: São Francisco Antônio Fasani.


Beato Dionísio da Natividade e Redento da Cruz.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Deus se esconde nas situações mais comuns da nossa vida. Não vem em eventos extraordinários, mas nas coisas do dia a dia: no trabalho quotidiano, num encontro casual, numa pessoa necessitada... Ali está o Senhor que nos chama e inspira as nossas ações. #Advento

"Quantas graças temos de dar Deus por nos ter feito nascer depois da vinda do Messias! Uma vez operada a redenção por Jesus Cristo, recebemos benefícios muito maiores! Abraão, os patriarcas e os profetas desejaram ardentemente ver o Redentor, mas não tiveram essa felicidade. 
[...]
Esta felicidade estava-nos reservada a nós. Mas que fazemos? Que proveito tiramos dela? Sabemos amar este amoroso Redentor que veio libertar-nos das mãos dos nossos inimigos, que nos resgatou da morte eterna ao preço da sua vida [...], que nos abriu o Paraíso, que nos muniu de tantos sacramentos e de tantas ajudas poderosas para que O amemos e sirvamos em paz nesta vida e nos alegremos para sempre na outra?"
(Santo Afonso Maria de Ligório)


"Ele se revela aos pequenos: se você quer entender algo do mistério de Jesus, abaixe-se: faça-se pequeno. Reconheça que você não é nada. (...) Mas os grandes Ele não os chama? O Seu coração está aberto, mas a voz os grandes não conseguem ouvi-la porque eles estão cheios de si mesmos. Para ouvir a voz de Deus, é preciso se fazer pequeno."
(Papa Francisco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário