quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Catequese diária - 14/12/2022

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 7,19-23)

— Tu que trazes boa nova a Sião, levanta tua voz e anuncia: eis que vem o Senhor Deus com poderio! (Is 40,9-10)

Naquele tempo, João convocou dois de seus discípulos, e mandou-os perguntar ao Senhor: És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” 20Eles foram ter com Jesus, e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” 21Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista. 22Então, Jesus lhes respondeu: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a boa nova é anunciada aos pobres. 23É feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”

Santo do dia: São João da Cruz.


By Anonymous artist 17C - http://enlargingtheheart.wordpress.com/2009/12/01/john-of-the-cross-the-soul-has-its-life-in-god/, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10350023

"A alma deseja ardentemente mergulhar cada dia mais nestas divinas profundezas, neste abismo imperscrutável dos juízos e dos caminhos de Deus; conhecê-los é um gozo inestimável que ultrapassa qualquer sentimento. […] Oh! se se compreendesse como é impossível […] possuir estes imensos tesouros sem passar pelo sofrimento! Com que ardor a alma desejaria a graça de sofrer a cruz! Com que consolação, com que alegria a acolheria para poder entrar nos segredos dessa sabedoria divina! […] Porque a porta que introduz nos tesouros da sabedoria é tanto mais estreita (Mt 7,13) quanto não é outra senão a própria cruz. Um grande número de almas, é certo, aspira a gozar das delícias que ela nos dá; mas bem poucas há que desejem passar pela única porta que aí conduz."
(São João da Cruz)


Papa Francisco
@Pontifex_pt

O #Advento nos recorda uma atitude fundamental do cristão: a vigilância. Aguardemos a vinda do Senhor permanecendo atentos aos irmãos mais frágeis que batem à porta do nosso coração. Peçamos ao Senhor que nos mantenha vigilantes na humildade e na disponibilidade.

"Ao ver os discípulos dirigirem-se a Jesus, João ficou preocupado com a ignorância deles, não com a sua, pois ele tinha proclamado que viria Alguém remir os pecados. Mas, para lhes dar a conhecer que era Aquele quem ele proclamara, enviou os discípulos a observar as suas obras, para que estas conferissem autoridade ao anúncio, e nenhum outro Cristo fosse esperado para além daquele de quem as obras tinham dado testemunho.
(...)
Ele declarou bem-aventurados aqueles cuja fé não sofresse tentação causada pela sua cruz, a sua morte e a sua sepultura."
(Santo Hilário de Poitiers)


"É Médico, e cura o nosso egoísmo se deixarmos que a sua graça penetre até o fundo da alma. Jesus advertiu-nos que a pior doença é a hipocrisia, o orgulho que leva a dissimular os pecados próprios. Com o Médico, é imprescindível que tenhamos uma sinceridade absoluta, que lhe expliquemos toda a verdade e digamos: Domine, si vis, potes me mundare, Senhor, se quiseres - e Tu queres sempre -, podes curar-me."
(São Josemaria Escrivá)



By Joachim Köhler - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1752639

Nenhum comentário:

Postar um comentário