terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Catequese diária - 20/12/2022

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 1,26-38)

26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo então disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

Santo do dia: São Domingos de Silos.


By Bartolomé Bermejo - Galería online, Museo del Prado., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=45271988

ANTÍFONA:

“Ó Chave de Davi, Cetro da casa de Israel, / que abris e ninguém fecha, que fechais e ninguém abre: / vinde logo e libertai o homem prisioneiro, / que nas trevas e na sombra da morte, está sentado!”

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Nestes tempos difíceis que atravessamos, respondamos na fé aos apelos que o Espírito Santo nos dirige, para que possamos demonstrar #solidariedade para com as pessoas que encontramos e que contam com o nosso apoio fraterno.

"Como enamora a cena da Anunciação! Maria - quantas vezes temos meditado nisso! - está recolhida em oração..., aplica os seus cinco sentidos e todas as suas potências na conversa com Deus. Na oração conhece a Vontade divina; e com a oração converte-a em vida da sua vida. Não esqueças o exemplo de Nossa Senhora!"
(São Josemaria Escrivá)


"E vemos também como o início da existência terrena do Filho de Deus está marcado por um duplo 'sim' à vontade salvífica do Pai: o de Cristo e o de Maria. (...) A obediência na fé é a verdadeira liberdade, a autêntica redenção, que permite unirmo-nos ao amor de Jesus no seu esforço por Se conformar com a vontade do Pai. A redenção é sempre esse processo de levar a vontade humana à plena comunhão com a vontade divina."
(Papa Bento XVI)



Por El Greco - Web Gallery of Art:   Imagem  Info about artwork, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3150049

Nenhum comentário:

Postar um comentário