quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Catequese diária - 8/12/2022

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 1,26-38)

— Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo! (Cf. Lc 1,28)

Naquele tempo, 26no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.

28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.

30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”

35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.

38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA

Por Juan Antonio de Frías Escalante - CERES, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1855114

Papa Francisco

@Pontifex_pt

A Virgem Maria é o "caminho" que o próprio Deus preparou para vir ao mundo. #RezemosJuntos confiando à sua intercessão a expectativa de salvação e de paz de todos os homens e mulheres do nosso tempo.

"Permite-me um conselho, para que o ponhas em prática diariamente. Quando o coração te fizer notar as suas baixas tendências, reza devagar à Virgem Imaculada: Olha-me com compaixão, não me deixes, minha Mãe! - E aconselha-o assim a outros."

(São Josemaria Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/sulco-ponto-849.htm

"Digna filha de Deus, beleza da natureza humana, reabilitação de Eva, nossa primeira mãe, pois pelo teu nascimento aquela que tinha caído é levantada. [...] Se, pela primeira Eva, 'entrou a morte no mundo' (Rom 5,12), porque ela se colocou ao serviço da serpente, em contrapartida, Maria enganou a serpente enganadora fazendo-se escrava da vontade divina, e assim introduziu a imortalidade no mundo.

Tu és mais preciosa do que toda a criação, porque de ti somente recebeu o Criador em herança as primícias da nossa humanidade."

(São João Damasceno)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"A fim de preparar para o vosso Filho mãe que fosse digna dele, preservastes a Virgem Maria da mancha do pecado original, enriquecendo-a com a plenitude da vossa graça. Nela, nos destes as primícias da Igreja, esposa de Cristo, sem ruga e sem mancha, resplandecente de beleza. Puríssima, na verdade, devia ser a virgem que nos daria o Salvador, o Cordeiro sem mancha, que tira os nossos pecados. Escolhida, entre todas as mulheres, modelo de santidade e advogada nossa, ela intervém constantemente em favor de vosso povo."

(Prefácio da Oração Eucarística da Missa da Imaculada Conceição)

https://www.diocesesa.org.br/wp-content/uploads/2014/10/2383-Imaculada-Conceicao.pdf

By Wolfgang Sauber - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7165597

Nenhum comentário:

Postar um comentário