quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Catequese diária - 29/12/2022

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 2,22-35)

— Sois a Luz que brilhará para os gentios, e para a glória de Israel, o vosso povo! (Lc 2,32)

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos – como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, 26e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.

27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29 “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti uma espada te transpassará a alma”.

Santo do dia: São Tomás Becket.

By Medieval artist, 19th century restorer - TTaylor, 2005, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=898396

São Davi, rei e profeta.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Deus ama-nos tanto a ponto de partilhar a nossa humanidade e a nossa vida. Ele nunca nos deixa sozinhos, na alegria e no sofrimento, porque Ele é o Emanuel, o Deus conosco, a luz que ilumina a escuridão e a terna presença que nos acompanha no caminho. #Natal

"Ao Mestre da perfeita humildade, que era em tudo igual a seu Pai, não Lhe chegou submeter-Se à mais humilde das virgens; também Se submeteu à lei, a fim de resgatar e libertar da escravidão da corrupção 'os que se encontravam sob o domínio da Lei' (Gal 4,5), 'para alcançarem a liberdade na glória dos filhos de Deus' (Rom 8,21). E quis ainda que sua Mãe, embora puríssima, observasse a lei da purificação. Redentor de todos, quis ser Ele próprio resgatado como primogénito, apresentado no Templo de Deus, e que fosse por Ele oferecida uma vítima na presença dos justos, que exultaram de alegria."

(São Boaventura)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"A salvação que Jesus traz ao seu povo, e que encarna em si mesmo, passa pela Cruz, através da morte violenta que Ele vencerá e transformará com a oblação da vida por amor. Esta oblação já está totalmente prenunciada no ato da Apresentação no Templo, um gesto certamente motivado pelas tradições da antiga Aliança, mas intimamente animado pela plenitude da fé e do amor, que corresponde à plenitude dos tempos, à presença de Deus e do seu Espírito Santo em Jesus."

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2013/documents/hf_ben-xvi_hom_20130202_vita-consacrata.html

"O mundo precisa de cristãos que se deixem interpelar, que não se cansem de andar pelas ruas da vida, para levar a todos a palavra consoladora de Jesus. Todos os batizados receberam a vocação para anunciar - anunciar algo, anunciar Jesus - a vocação para a missão evangelizadora: proclamar Jesus!"

(Papa Francisco)

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2020/documents/papa-francesco_angelus_20200202.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário